O Que é LCI? O Guia Absolutamente Completo!

Tempo de leitura: 13 minutos

Você sabia que a LCI foi concebida com a ideia de incrementar o crédito imobiliário no Brasil?

Além da tradicional caderneta de poupança, a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) assume um papel de grande importância no Brasil pois foi criada com o objetivo de incentivar empréstimos voltados para o mercado imobiliário.

O grande incentivo concedido pelo governo para incrementar as aplicações neste investimento é o fato da LCI não pagar imposto de renda. Mais sobre este assunto será abordado neste artigo.

Além disso, lendo este artigo até o final você descobrirá o que é LCI, o que significa, como funciona, riscos envolvidos, taxas, rendimento, tributação, prazos de investimentos e muito mais.

O Que é LCI?

o que é lci

LCI conforme você viu no início deste artigo significa Letra de Crédito Imobiliário e seu funcionamento é bem similar ao CDB (Certificado de Depósito Bancário) que já foi tema deste artigo escrito por mim.

Investir em LCI é emprestar dinheiro para o banco. Similar ao que acontece quando você faz um empréstimo bancário, aqui é você que estará emprestando dinheiro para a instituição financeira.

Quando se empresta dinheiro para o banco, geralmente ele usa este dinheiro para emprestar para outras pessoas com juros maiores, é desta maneira que eles conseguem obter seus lucros.

O grande diferencial da LCI para outros investimentos, é que o dinheiro emprestado por você a instituição financeira somente poderá ser destinado para alguma modalidade de crédito imobiliário.

Por isso é comum dizer que a LCI tem lastro ou é lastreada em crédito imobiliários.

Isto significa dizer que aquele dinheiro emprestado por você ao banco foi usado para alguma operação de crédito tendo como garantia um imóvel físico.

Desta maneira, só é permitido ofertar LCI se o banco possuir algum imóvel físico como garantia da operação.

É por isso que em determinados momentos o banco pode não ter estoques de LCI para oferecer aos clientes, conforme mostra esta foto abaixo retirada do site do Banco Sofisa.

falta de lci

A LCI também é definida como um título de crédito privado, ou seja, ao aplicar em LCI você ganha o direito de receber o valor inicial investido mais os juros combinados no momento da aplicação.

Por último, vale salientar que ela é considerada um investimento de renda fixa.

Rentabilidade LCI

rentabilidade lci

Existem basicamente 3 fatores que definem quanto rende uma LCI, são eles:

  • Risco De Crédito
  • Prazo da Aplicação
  • Taxa Acordada entre o Banco e Você

O primeiro será abordado com mais detalhes na seção de riscos envolvidos, mas tenha em mente que no mundo dos investimentos quanto maior o risco, maior tende a ser o retorno.

Simplificando, bancos menores tendem a oferecer rentabilidades mais altas enquanto bancos maiores tendem a oferecer rentabilidades menores. Isto acontece pois a probabilidade de um calote por parte de um banco de porte pequeno é maior.

O segundo se refere ao prazo da aplicação da LCI. Você aprendeu que LCI nada mais é do que emprestar dinheiro ao banco, e que este dinheiro será usado para conceder empréstimos a outras pessoas.

Seria perfeitamente possível você aplicar em LCI hoje e resgatar amanhã, mas tenha em mente que ao fazer isto você não deu tempo suficiente para o banco emprestar aquele dinheiro a outra pessoa.

Desta maneira, é lógico pensar que quanto mais tempo você estiver disposto a dar ao banco para emprestar aquele dinheiro, mais ele vai te remunerar por isso. Assim, uma LCI com prazo de 6 meses tende a render menos que uma LCI com prazo de 1 ano.

O terceiro se refere a taxa propriamente acordada entre você e o banco. Esta geralmente pode ser de duas formas:

  • Pre-fixada
  • Pós-Fixada

Abordarei a LCI com rentabilidade pós-fixada primeiro.

LCI com rendimento Pós-Fixado

A maneira mais comum encontrada no mercado é a maneira pós-fixada e ela é expressa por um percentual da taxa CDI(Certificado e Depósito Interbancário).

Se você ainda não sabe o que é taxa CDI, saiba que esta taxa tem um funcionamento muito semelhante a da taxa selic, a qual já foi tema de um artigo escrito por mim e você pode conferir clicando aqui.

Para saber o valor da taxa CDI atual, basta entrar no site da CETIP e e verificar o campo Taxa DI na parte superior do site, esta taxa leva em consideração o período de um ano.

Segue abaixo um exemplo de LCI com taxa pós-fixada retirado do Banco Sofisa.

lci pós fixado

Na data que estou escrevendo este artigo a taxa CDI no site da CETIP é de 12,60% ao ano. Assim, uma LCI de 95% do CDI conforme mostra a figura acima renderá 0,95 * 12,60 = 11,97% ao ano.

Perceba que hoje a taxa CDI é 12,60%, mas esta taxa varia com o tempo pois ela se baseia na taxa básica de juros da economia(taxa selic), a qual tende a variar a cada reunião do governo.

Desta maneira, a rentabilidade do seu investimento também vai variar de acordo com a variação do CDI.

LCI com rentabilidade pré-fixado

Segue abaixo um exemplo de LCI Pré-fixada:

lci préfixada

Perceba que no momento da aplicação você já sabe qual o rendimento final. No exemplo acima, um investidor que aplicar hoje teria daqui a 12 meses(1 ano) uma rentabilidade de 12% ao ano ou 0,95% ao mês.

Qual LCI investir? Pré-fixado ou Pós-fixado?(dica)

Uma dúvida frequente de quem está começando é qual das duas modalidade investir. Pelo fato da LCI Pós-Fixada ser mais comumente encontrada, geralmente o investidor só terá esta opção de investimento.

Se na corretora ou no seu banco você possuir as duas opções, a LCI Pós-Fixada é sempre mais vantajosa quando a tendência dos juros básicos da economia forem de alta e a reciproca também é verdadeira.

Isto acontece pois como a LCI Pós-fixada tem seu rendimento atrelado a variação da taxa básica de juros(taxa selic), logo se ela subir a rentabilidade do seu investimento também subirá.

Por outro lado, se a tendencia for de queda a LCI Pre-Fixada se torna mais vantajosa pois você já adquiriu uma LCI com uma taxa Pré-Acordada num período que os juros estavam mais altos.

LCI e Imposto de Renda

Tributação LCI

Conforme falado no começo deste artigo, antes da LCI surgir, a poupança era a modalidade de investimento usada para incentivar o crédito habitacional.

Buscando aumentar a demanda cada vez maior de crédito habitacional no país, o governo decidiu criar outra modalidade de investimento, no caso a LCI.

Para estimular os investidores aplicarem seu dinheiro na LCI, o governo decidiu isentar esta aplicação de imposto de renda.

Isto quer dizer que diferente de outras modalidades de renda fixa que possuem tributação decrescente proporcional ao prazo da aplicação como o CDB, a rentabilidade final da LCI é exatamente a percentagem do CDI que você acordou com o banco.

No caso de uma LCI com taxa pré-fixada, a rentabilidade final é a própria taxa pré-fixada.

LCI e Imposto sobre Operações Financeiras(IOF)

Apesar da LCI não pagar imposto de renda, ela ainda sofre incidência de IOF conforme tabela abaixo.

Tabela de IOF para LCI

Perceba que assim como o CDB, a tabela é exatamente a mesma. Perceba também que a incidência de IOF é zero a partir do trigésimo dia.

Isto significa que ao aplicar em uma LCI com prazo de resgate superior a 30 dias, você não paga mais IOF.

A situação descrita acima é bem comum, pois os prazo de investimento desta aplicação costuma ser superior a 30 dias, período o qual a incidência de IOF já é zero.

Investir em LCI é Seguro?

investir em lci é seguro

Para responder esta pergunta é importante conhecer quais sãos os riscos envolvidos ao se investir em LCI.

Antes de mais nada tenha em mente que todo investimento possui risco, até mesmo a tradicional caderneta de poupança.

Vale salientar que apesar de todos os riscos que serão citados aqui, a LCI continua sendo uma maneira bem conservadora e muito lucrativa de investir o seu dinheiro.

Risco de Liquidez

Liquidez significa a facilidade de transformar um investimento em dinheiro para ser usado de maneira imediata.

Um exemplo que gosto de citar para entender melhor o que é liquidez são os imóveis.

O processo de venda de um imóvel pode demorar bastante, podendo levar meses até achar um comprador disposto a pagar o valor real do imóvel.

Se você precisar do dinheiro da venda do imóvel para alguma emergência, você pode estar em sérios apuros.

Para efeito de comparação, a poupança pode ser resgatada imediatamente, em caixas eletrônicos, casas lotéricas e até mesmo usando o cartão de débito.

Notou a diferença entre as duas? Na poupança o dinheiro estará no seu bolso de maneira imediata, com um imóvel a situação é bem diferente.

A liquidez na LCI está diretamente ligada ao prazo de vencimento do título acordado com o banco no momento da aplicação.

É comum encontrar no mercado bancos que oferecem LCI apenas com prazo de vencimento de 6 meses para cima.

Isto significa que após aplicar seu dinheiro em LCI, você só poderá resgatar este investimento depois do prazo estipulado.

Portanto, ao investir em LCI é importante ter definido um objetivo financeiro que seja compatível com o prazo estabelecido no momento da aplicação.

O problema de poder resgatar um investimento somente no final de um prazo pré-estabelecido e não no momento desejado recebe o nome de risco de liquidez.

Risco de Crédito

O risco de crédito vem associado com o risco da instituição financeira que você escolheu para aplicar em LCI quebrar ou falir.

Em geral, quanto menor for porte de uma instituição financeira, maior o risco dela quebrar.

Existem vários casos de bancos que já quebraram no Brasil e infelizmente muitos investidores perderam suas economias nesse processo.

Vale lembrar que no mundo de investimentos risco e rentabilidade andam sempre na mesma direção. Assim, um risco maior está associado a uma rentabilidade maior e vice versa.

Felizmente a LCI é uma modalidade de investimento que está coberta pelo Fundo Garantidor de Crédito, assunto que será abordado logo abaixo.

LCI e o Fundo Garantidor de Crédito(FGC)

Garantia do fundo garantidor de credito fgc
Garantia do fundo garantidor de credito fgc

O FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos que garante aplicações no valor de até R$ 250.000,00 reais por CPF em cada instituição financeira.

Assim como o CDB, a LCI também é coberta pelo Fundo Garantidor de Crédito.

Isto significa que investimentos abaixo do valor de R$ 250 mil por CPF são garantidos por esta entidade mesmo após a quebra ou falência da instituição financeira.

Use o FGC a seu Favor

Sabendo que investir em LCI de bancos menores é mais rentável e também mais arriscado, uma dica é investir nesses bancos sempre de olho no limite máximo do FGC.

Assim, desde que você invista um valor inferior a R$ 250 mil por CPF e por instituição, você estará segurado.

Vale lembrar que nos casos de instituições financeiras que já quebraram no passado o FGC levou alguns meses para fazer o ressarcimento aos investidores.

Você pode consultar o tempo de ressarcimento destas instituições clicando aqui. Portanto, tenha isso em mente na hora de investir o seu dinheiro.

LCI e Taxas

Diferente de um fundo de investimento que possui taxa de administração a LCI não tem taxa de administração.

Não faz sentido falar em taxa de administração pois investir em LCI nada mais é do que um favor que você esta fazendo a instituição financeira que você aplicou o seu dinheiro.

Conforme explicado neste artigo, você está literalmente emprestando dinheiro para o banco, logo não faz sentido ele te cobrar por isso.

LCI e Aplicação Mínima

É comum perguntas se é necessário ter muito dinheiro para investir em LCI. A verdade é que por um tempo investir em LCI foi sinônimo de pessoas que possuíam uma alta renda, mas hoje não é mais assim.

A aplicação mínima necessária para investir em LCI varia de banco para banco. No momento que estou fazendo este artigo, foi   possível encontrar o banco sofisa ofertando LCI com aplicação mínima de apenas 1 real.

Em termos gerais,  quanto maior o valor  da aplicação mínima exigida por um banco,  maior tende a ser a rentabilidade oferecida.

Grandes bancos só costumam ofertar rentabilidades atraentes a partir de altas quantias, geralmente de 500 mil ou 1 milhão pra cima.

Análogo ao que acontece com o prazo de investimento, quanto mais dinheiro você emprestar a instituição, mais ela vai conseguir lucrar com aquele dinheiro emprestando para outras pessoas.

Assim, fica fácil perceber que ela deve pagar um rendimento maior para aquelas pessoas que estiverem dispostas a aplicarem uma quantia inicial mais alta.

Como Investir em LCI?

como investir em lci

Para investir nas letras de crédito imobiliário(LCI) é bem simples, você basicamente tem duas opções:

  1. Investir por um banco de sua escolha
  2. Investir através de uma corretora de valores.

Se você optar pela opção 1, você terá que verificar com o banco de sua escolha os pré-requisitos para efetuar este investimento. Tais requisitos podem variar de banco para banco.

A opção 2 geralmente tende a ser mais vantajosa, pois uma corretora consegue negociar taxas bem mais atrativas do que o investimento feito diretamente com o próprio banco.

Além disso, você poderá ter acesso a LCI de diversas instituições financeiras em um único lugar. Isto inclui pequenas e médias instituições, as quais tendem a oferecer aplicações em LCI com rentabilidades mais altas.

Para saber mais sobre corretora de valores, leia o artigo Como Escolher sem Medo a Melhor Corretora de Valores para Renda Fixa e Tesouro direto.

Clicando aqui você pode conferir uma lista das várias corretoras existentes no mercado.

O que eu posso fazer agora?

  1. Gostou do artigo? Conseguiu aprender coisas novas? Quer Receber mais conteúdo como este, conhecer outros investimentos e ainda receber dicas quentes que vão te ajudar a economizar e poupar ainda mais o seu dinheiro? Clique aqui e saiba mais sobre meu curso 100% gratuito.
  2. Deseja uma solução definitiva para acelerar seu aprendizado sobre como investir seu dinheiro corretamente e com segurança? Clique aqui e conheça o e-book como investir dinheiro recomendado por especialistas como Gustavo Cerbasi.
  3. Por último, se você gostou deste artigo, compartilhe ele com seus amigos nas redes sociais! Eles com certeza vão adorar!
OBS: As fotos retiradas do banco Sofisa não representam em nenhum momento recomendações de investimento e são meramente ilustrativas. Você é inteiramente responsável pelos seus investimentos.
Crédito das Imagens usadas neste artigo: Depositphotos.
  • Renildo

    Mayko F. França, muito bom este artigo. Espero que vc continue com esta bela iniciativa. Gostei muito e aprendi bastante sobre LCI. Contudo, fiquei com uma dúvida: Na parte de custos e taxas, vc falou falou que não faz nenhum sentido os bancos cobrarem taxas. No caso de corretoras que oferecem a possibilidade de investimentos em LCI, como elas cobram por esses investimentos? Pago IOF, no caso de até 29 dias, e só há esse gasto? Imagine que eu invista através de uma corretora R$ 1.000,00 por 1 ano em uma LCI. Quais seriam os custos e taxas envolvidos nessa operação (a corretora deve ganhar algo?)?

    • Eu não estou ciente como funciona os ganhos em corretora, então vou apenas considerar algumas possíveis hipotes. A primeira é que uma corretora tem uma quantidade grande de produtos. Você pode considerar uma corretora como se fosse um shopping center financeiro. Investimentos em CDB, LCI ,Títulos públicos, ações, Opções e por ai vai… Apesar de não cobrar em LCI, ela vai te cobrar se você for investir em ações por exemplo. Em outras palavras, ela quer você como cliente considerando que você invista em outros produtos no futuro.

      Outra hipótese são os casos de pessoas relatando na internet taxas de rentabilidade diferentes para um mesmo produto em corretoras distintas. Por exemplo, uma LCI do Banco Y com taxa de 90% do CDI na corretora X, e a mesma LCI do banco Y com taxa de 91% do CDI na corretora Z. Neste caso, a corretora Z cobra uma taxa enquanto a corretora X não cobra. O ganho da corretora X está em parte da rentabilidade da LCI, que no caso seria 1%.

      Sobre a questão do IOF, melhorei o texto porque acho que tinha ficado confuso do jeito que estava. Você só paga IOF se resgatar antes dos 30 dias. Como dificilmente achará uma LCI no mercado com prazo de resgate inferior a 30 dias, você provavelmente nunca pagará IOF.

    • Eu não estou ciente como funciona os ganhos em corretora, então vou apenas considerar algumas possíveis hipotes. A primeira é que uma corretora tem uma quantidade grande de produtos. Você pode considerar uma corretora como se fosse um shopping center financeiro. Investimentos em CDB, LCI ,Títulos públicos, ações, Opções e por ai vai… Apesar de não cobrar em LCI, ela vai te cobrar se você for investir em ações por exemplo. Em outras palavras, ela quer você como cliente considerando que você invista em outros produtos no futuro.

      Outra hipótese são os casos de pessoas relatando na internet taxas de rentabilidade diferentes para um mesmo produto em corretoras distintas. Por exemplo, uma LCI do Banco Y com taxa de 90% do CDI na corretora X, e a mesma LCI do banco Y com taxa de 91% do CDI na corretora Z. Neste caso, a corretora Z cobra uma taxa enquanto a corretora X não cobra. O ganho da corretora X está em parte da rentabilidade da LCI, que no caso seria 1%.

      Sobre a questão do IOF, melhorei o texto porque acho que tinha ficado confuso do jeito que estava. Você só paga IOF se resgatar antes dos 30 dias. Como dificilmente achará uma LCI no mercado com prazo de resgate inferior a 30 dias, você provavelmente nunca pagará IOF.

  • João Soares

    Mayko, lendo o artigo me deparei com uma dúvida referente aos investimentos de renda fixa amparados pelo FGC. Em caso de não pagamento pela instituição financeira do valor líquido a receber, os R$ 250 mil atuais garantidos pelo FGC são referentes a apenas o capital inicial investido ou incluem os rendimentos ganhos no tempo de investimento?

    Por exemplo, supondo que eu apliquei R$ 200 mil em uma instituição X, e depois de 1 ano a instituição quebra e, até então eu teria um valor liquido a receber de R$ 225 mil, qual seria o valor a ser garantido pelo FGC, 200 ou 225?

    Parabéns pelo artigo. Abs!

    • O valor ressarcido é referente ao capital + juros.
      Você recebe tudo até o dia “zero” que a instituição quebrou. Se após isso o FGC demorar 2 meses para te pagar, você não receberá o rendimento destes últimos dois meses.

  • Antonio Rene Mendes

    Em relação a aplicação em LCI, existe uma prazo MAXIMO para esta aplicação??
    Ouvi dizer que após um determinado prazo o Banco para com os rendimentos??? Isto é verdadeiro???
    Se aplicar 100.000,00 reais por um ano, e não retirar o dinheiro é possivel que não haja rendimentos a posterior a esta data?

    • Oi Antonio, em teoria não existe um prazo máximo. Na prática depende do prazo das obrigações imobiliárias que o título teve origem.

      Não existe isso de após determinado tempo o banco parar o rendimento, somente se ele vier a decretar falência.

  • Juliana Bordim

    Mayko… Sobre a liquidez diária da LCI Pré Fixada:
    Hoje eu fiz um investimento, de valor X na LCI que vence daqui a dois anos. Sei que no final do prazo vou ter o máximo de lucro, mas… e se eu precisar retirar parte do valor investido em meio a esses dois anos? Como vão ficar os rendimentos?
    Essa liquidez somente no vencimento quer dizer que eu perco os rendimentos do valor que eu retirar?
    Eu pensei que depois de um tempo, antes do vencimento, eu poderia retirar o valor X (total) e ainda ficariam os rendimentos lá aplicados rendendo mais até o dia do vencimento daquela LCI.
    Me tira essa dúvida, pq ela está me corroendo… rsrsrsrsrsr

    • Oi Juliana, Liquidez somente no vencimento significa que você só poderá retirar o dinheiro no vencimento. Não existe a possibilidade de sacar antes como você falou.

  • Clovis Osses

    o que acontece em caso de falecimento?

  • Carlos

    Boa tarde, sobre o tema LCI, prazo de vencimento e liquidez da mesma.Caso compre uma LCI com vencimento em 2019, mas com liquidez/carência de 90 dias, posso resgatar o valor investido mais o rendimento acordado com o banco após 91 dias?

    • Oi Carlos,

      Se a LCI possuir liquidez após o período de carência, poderá realizar o resgate normalmente.

  • Zico A Moura

    Por favor, quanto renderia LCI por 730 dias, à taxa de 4,75% IPCA?

    • Renderia 4.75% + a variação do IPCA desde o momento de compra até o vencimento.

  • Murilo Correa

    Quanto renderia um LCI com inicial e mensais de 4mil durante 5 anos?