O Que é LCA? O Guia Definitivo!

Tempo de leitura: 14 minutos

Você sabia que a LCA foi criada com objetivo de aumentar o crédito destinado ao agronegócio?

Em outras palavras, ela foi criada com objetivo de financiar produtores rurais na compra de maquinas e matéria prima que possibilitem melhorar a produção e comercialização de produtos relacionados a agropecuária.

É praticamente impossível falar sobre LCA sem se referir a LCI. Isso acontece pois ambas são muito parecidas

Assim como a LCI, a LCA também recebeu isenção de imposto de renda do governo. Novamente o objetivo foi incentivar as aplicações neste investimento.

Neste artigo você descobrirá o que é LCA, o que significa, como funciona, riscos envolvidos, taxas, rendimento, tributação, prazos de investimentos, como investir, aplicação mínima e muito mais.

O Que é LCA?

o que é lca letra de crédito do agronegocio

A LCA significa letra de crédito do agronegócio, ela possui características bem semelhantes a LCI(Letra de crédito Imobiliário).

Assim como vários outros tipos de investimentos descritos aqui no site, investir em LCA também significa emprestar dinheiro para a instituição financeira.

Se você ainda não sabe, ao investir em LCA você estará emprestando dinheiro para a Instituição financeira e a mesma utilizará estes recursos para emprestar a outras pessoas.

Semelhante ao que acontece na LCI, o banco só poderá emprestar o dinheiro proveniente das aplicações em LCA para alguma modalidade de crédito que fomente o agronegócio.

Quando o assunto é empréstimo, uma maneira de se proteger de calote é exigindo uma garantia.

Assim, os produtores rurais precisam oferecer garantias reais como soja, café, boi ou outra mercadoria para ficarem aptos a conseguirem algum financiamento no banco.

É por isso que se diz que a LCA possui lastro. Isto significa que ao investir em LCA, você possuirá alguma garantia real citada anteriormente, a qual é oriunda de um financiamento feito por um produtor rural.

A LCA também é definida como um título de crédito privado, ou seja, ao aplicar em LCA você ganha o direito de receber o valor inicial investido mais os juros combinados no momento da aplicação.

Assim como as várias modalidades de investimentos citadas aqui no site, a LCA também é considerada um investimento de renda fixa.

Rentabilidade LCA

 rentabilidade lca

Quatro são os fatores que influenciam diretamente o rendimento da LCA, são eles:

  1. A segurança da Instituição Financeira que você escolher para investir em LCA.
  2. Prazo de vencimento da LCA escolhida por você.
  3. Valor que você está disposto a investir.
  4. Taxa Previamente acordada entre você e o banco.

A primeira faz referência ao velho conceito do mundo dos investimentos que diz que quanto maior o risco assumido, maior tende a ser a rentabilidade.

Em geral, bancos menores tendem a oferecer rentabilidades maiores do que os grandes bancos do varejo.

Isto acontece por que a chance de falência de um banco pequeno é maior do que a de um grande banco.

Assim, os bancos pequenos oferecem rentabilidades maiores como um meio de atrair mais investidores.

O segundo faz referência ao prazo da aplicação ao se investir em LCA. Em geral, você poderá resgatar seu dinheiro somente após o prazo de vencimento do título expirar.

Desta maneira, quanto mais tempo você estiver disposto a esperar para resgatar o seu investimento, maior tende a ser a remuneração oferecida pelo banco.

Semelhante ao que acontece com a LCI e outros investimentos de renda fixa, isto acontece pois você disponibiliza mais tempo ao banco para “trabalhar” com aquele dinheiro.

O terceiro envolve o valor da aplicação mínima exigida por cada banco e o valor total já aplicado por você em uma determinada instituição financeira.

Em geral, quanto maior a aplicação mínima exigida, melhor tende a ser a taxa de rentabilidade oferecida pelo banco.

Além disso, algumas instituições financeiras aumentam a rentabilidade oferecida se após um determinado período de tempo você acumular um capital suficientemente grande.

Por último, mas não menos importante está a taxa ofertada pelo banco em si. Todos os fatores citados acima têm influência nesta taxa e assim como a LCI, ela pode ser das duas formas:

  • Pré-Fixada
  • Pós-Fixada

Começarei abordando a LCA Pós-Fixada pois ela também é mais comumente encontrada no mercado.

LCA com Rendimento Pós-Fixado

Assim como acontece com a LCI, esta é a maneira mais comumente encontrada e ela é expressa por um percentual da taxa CDI.

Segue abaixo uma imagem retirada da corretora EasyInvest mostrando dois exemplos de LCA Pós-Fixada do banco Original.

exemplo de LCA Pós FIxada

Na terceira coluna da tabela você perceberá que o rendimento é dado como 93% da taxa CDI para a LCA com prazo de 360 dias e de 95% do CDI para um prazo de 720 dias.

Se você ainda não sabe o que é taxa CDI, saiba que esta taxa tem um funcionamento muito semelhante a da taxa selic, a qual já foi tema de um artigo escrito por mim e você pode conferir clicando aqui.

Vale lembrar que a taxa CDI poderá sempre ser consultada visitando o site da CETIP e observando o valor do campo “Taxa DI” na parte superior esquerda do site.

Na data deste artigo, a taxa CDI é de 12,60%, o que significa que a LCA com prazo de 360 dias citada acima teria um rendimento final de 12,60 * 0,93 = 11,71% ao ano.

O cálculo é bem simples, bastando multiplicar a taxa CDI pela rentabilidade de 93% do CDI encontrada na tabela.

LCA com rentabilidade Pré-Fixada

Uma LCA pre-fixada permite que o investidor saiba exatamente quanto vai obter de rentabilidade no momento de resgate do seu investimento.

Segue abaixo um exemplo de LCA Pré-Fixada do banco Sofisa.

exemplo LCA Pré-Fixada

Perceba que no exemplo acima a taxa é de 0,87% ao mês. Isto significa que cada mês aquele investimento renderá exatamente 0,87%.

Qual LCA Investir? Pré-Fixada ou Pós-Fixada?

A única maneira de responder esta pergunta com 100% de certeza é prevendo o que acontecerá com a economia num cenário de curto ou médio prazo.

Isto acontece porque a taxa pós-fixada será mais vantajosa num cenário em que o governo indicar um aumento dos juros básicos da economia(taxa selic).

Por outro lado, a taxa pré-fixada tenderá a ser mais vantajosa sempre o cenário oposto ao de cima acontecer.

Particularmente eu acredito que a melhor opção será sempre aquela que vai ao encontro dos seus objetivos financeiros. Desta maneira você não precisa ficar acompanhando o mercado e pode aproveitar a sua vida fazendo outras atividades mais importantes.

LCA e Imposto de Renda

imposto de renda LCA

Conforme mencionado no começo deste artigo, a LCA recebeu isenção de imposto de renda por parte do governo como forma de incentivar as aplicações neste investimento.

Isto quer dizer que a rentabilidade final da LCA é exatamente a percentagem do CDI que você acordou com o banco no caso de aplicações com taxa Pós-Fixada.

Já no caso de uma taxa pré-fixada, a rentabilidade é final é exatamente a taxa pré acordada com a instituição financeira.

LCA e Imposto sobre Operações Financeiras(IOF)

É importante salientar que o imposto sobre operações financeiras incide somente nos casos em que o resgate da aplicação tenha ocorrido dentro do prazo de 30 dias após a aplicação inicial.

Partindo deste princípio, este é um imposto que você dificilmente terá que se preocupar. Isto acontece pois dificilmente será possível encontrar no mercado uma LCA com prazo de vencimento inferior a 30 dias.

De qualquer maneira, segue tabela de IOF da LCA para fins e curiosidade.

Tabela de IOF para LCA
Tabela de IOF para LCA

Investir em LCA é Seguro?

Mais uma vez a comparação com a LCI é inevitável pois ambos os investimentos são idênticos neste quesito.

Acho importante salientar que todo investimento possui seu risco, até mesmo a tradicional caderneta de poupança.

Vale lembrar que a apesar dos riscos que serão abordados a seguir, a LCA é considerada um investimento conservador e portanto indicada para investidores que preferem aplicações mais seguras.

Os principais riscos envolvidos ao se investir em LCA são:

  • Risco de Liquidez
  • Risco de Crédito

Risco de Liquidez

O conceito de liquidez diz respeito ao tempo necessário para um determinado investimento se transformar em dinheiro no seu bolso.

Imóveis costumam ter um sério problema de liquidez pois não é fácil vender um imóvel e você pode demorar meses até conseguir vender sua casa ou apartamento.

Se você precisar do dinheiro da venda do imóvel para alguma emergência, você pode estar em sérios apuros.

Gosto de citar a caderneta de poupança como exemplo de um investimento que possui liquidez pois você pode sacar o dinheiro a qualquer momento. É possível usar até mesmo o cartão de débito para esta finalidade.

NA LCA o risco de liquidez está associado ao prazo do investimento acordado entre você e a instituição financeira. O resgate será possível somente no final do prazo da aplicação, por isso é importante ter um objetivo bem definido antes de começar a investir.

Risco de Crédito

O Risco de Crédito está diretamente ligado a probabilidade da instituição financeira que você escolheu para investir em LCA quebrar ou falir.

Em geral, quanto menor for o porte do banco que você escolher para investir, maior a chance disso acontecer.

Vale relembrar que conforme descrito na parte de rentabilidade, quanto maior o risco de calote, maior tende a ser o rendimento oferecido por estes bancos.

Este risco por si só afastaria muita gente de bancos pequenos, mas é bom salientar que a LCA também conta com garantia do Fundo Garantidor de Crédito(FGC) o qual será descrito a seguir.

LCA e o Fundo Garantidor de Crédito(FGC)

lca e fundo garantidor de credito

Assim como acontece com a LCI e o CDB, a LCA também conta com a garantia do fundo garantidor de crédito(FGC).

Se você ainda não sabe o que é o FGC, saiba que ele é uma entidade privada, sem fins lucrativos que garante aplicações no valor de até R$ 250.000,00 reais por CPF em cada instituição financeira.

Isto significa que investimentos abaixo do valor de R$ 250 mil por CPF são garantidos por esta entidade mesmo após a quebra ou falência da instituição financeira.

É importante salientar que após decretada a intervenção de uma instituição financeira pelo motivo da mesma não conseguir honrar com seus pagamentos, o FGC pode demorar um certo tempo para restituir o valor aplicado por você.

Clicando aqui você encontrará uma tabela com o tempo médio de ressarcimento.

Use o FGC a seu Favor

É muito comum encontrar nas corretoras LCA de bancos pequenos sendo ofertadas. Conforme visto na parte de rentabilidade deste artigo, tais títulos terão rentabilidades bem mais atraentes do que as oferecidas por grandes bancos.

Partindo deste princípio e tendo em mente os riscos envolvidos, investir em LCA de bancos pequenos pode ser uma estratégia interessante para conseguir rentabilidades mais altas desde que o valor investido seja inferior a R$ 250.000,00.

LCA e Taxas

Não é difícil encontrar pessoas que ainda possuem dúvidas a respeito da cobrança de taxas sobre a LCA.

Diferente do que acontece com fundos de investimentos os quais possuem taxa de administração e até mesmo de performance, não existe esta cobrança com a LCA.

Saliento que não faz sentido a cobrança desta taxa por parte da instituição financeira uma vez que é você que está emprestando dinheiro para a instituição.

Desta maneira, não faz sentido existir uma taxação sobre este procedimento.

LCA e Valor Mínimo de Aplicação

Ainda é comum encontrar no mercado valores altos para aplicação inicial em LCA, mas a situação já melhorou bastante.

No momento que este artigo está sendo escrito foi possível investir em LCA pelo Banco Sofisa a partir de R$ 1 real.

O maior emissor de LCA do mercado é o Banco do Brasil, o qual ainda possui um valor de aplicação mínima bem alta no valor de R$ 50.000,00.

Vale lembrar que no Banco do Brasil os futuros aportes também devem ser no valor de 50 mil reais pra cima.

Se em determinado mês você possuir apenas mil reais e quiser juntar com os 50 mil investidos inicialmente, este procedimento não poderá ser feito. Você precisará ter exatamente 50 mil para fazer um segundo aporte.

Uma estratégia é resgatar os 50 mil investidos e investir novamente já com o novo aporte de mil reais.

ATUALIZAÇÃO(07/12/2015) Com base no excelente blog Valores Reais, os novos aportes para quem já tem o valor mínimo exigido no Banco do Brasil é de mil reais.

Isto quer dizer que é perfeitamente possível juntar um novo aporte de mil reais aos R$ 50 mil já previamente investidos.

Como Investir em LCA?

como investir em lca

Assim como a LCI, são duas as possibilidades possíveis:

  1. Através da própria instituição financeira
  2. Através de uma corretora de valores

Na primeira opção será necessário checar com a instituição financeira quais os requisitos mínimos para começar a investir.

No Banco do Brasil por exemplo, é necessária uma aplicação inicial de R$ 50 mil reais.

Grandes bancos vão requerer aplicações mínimas mais altas enquanto bancos pequenos por sua vez tendem a pedir valores menores.

A segunda opção faz referência a corretoras de valores, as quais costumas ser uma opção mais adequada.

Corretoras são verdadeiros shopping centers financeiros, e geralmente concentram a possibilidade de investir em ativos dos mais diversos bancos. Para saber mais sobre corretora de valores, leia o artigo Como Escolher sem Medo a Melhor Corretora de Valores para Renda Fixa e Tesouro direto.

Em geral, numa corretora de valores você terá acesso a LCA de bancos médios e pequenos, com rentabilidades mais atraentes quando comparadas com grandes bancos.

Além disso, é mais fácil encontrar opções de LCA com aplicações mínimas menores devido a variedade de opções ofertadas.

Conclusão

letra de crédito do agronegocio lca

Você aprendeu que LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio e que o objetivo dela ter sido criada foi incentivar o crédito ao agronegócio.

Você entendeu que fatores como o prazo da aplicação, risco de calote e valor mínimo de aplicação tem influência direta na rentabilidade da LCA.

Entendeu também que as taxas podem ser pré-fixadas e pós fixadas,  ficou sabendo que a LCA é isenta de imposto de renda e quais os riscos envolvidos ao se investir em LCA.

Vantagens de Investir em LCA

  • Isenção de Imposto de Renda
  • Investimento conservador considerado de baixo risco
  • Garantia do FGC para aplicações de até R$ 250 mil

Desvantagens da LCA

  • Em alguns bancos a aplicação inicial pode ser demasiadamente alta para o investidor iniciante
  • Liquidez baixa – Os prazos para resgate da aplicação costumam ser altos.

O que eu posso fazer agora?

  1. Gostou do artigo? Conseguiu aprender coisas novas? Quer Receber mais conteúdo como este, conhecer outros investimentos e ainda receber dicas quentes que vão te ajudar a economizar e poupar ainda mais o seu dinheiro? Clique aqui e saiba mais sobre meu curso 100% gratuito.
  2. Deseja uma solução definitiva para acelerar seu aprendizado sobre como investir seu dinheiro corretamente e com segurança? Clique aqui e conheça o e-book como investir dinheiro recomendado por especialistas como Gustavo Cerbasi.
  3. Por último, se você gostou deste artigo, compartilhe ele com seus amigos nas redes sociais! Eles com certeza vão adorar!
OBS: As fotos retiradas do banco Sofisa e do Original não representam em nenhum momento recomendações de investimento e são meramente ilustrativas. Você é inteiramente responsável pelos seus investimentos.

Crédito das Imagens usadas neste artigo: Depositphotos.

  • edw

    Muito bom

  • Jose Alex Miranda

    Sr. França, nunca vi uma explicação tão clara. Não li outras partes do blog ainda, mas se mantiver a clareza estará de parabéns.

    Posso fazer uma pegunta sobre FGC aqui? Lendo seu texto, entendi que seu eu tivesse 500 mil divididos em duas aplicações de 250 mil em duas instituições diferentes estaria garantido, mas se os 500 mil estivessem em apenas uma instituição, apenas 250 mil estariam garantidos.
    Está correto meu raciocínio? Obrigado.

    • Oi Jose Alex Miranda, seu raciocínio está perfeito.
      Vale lembrar que para um montante de R$ 500 mil, já passa ser mais interessante investir em 3 bancos diferentes.
      Perceba que com apenas dois bancos, cada um teria R$ 250 mil investidos e a partir desta quantia, todo rendimento sobre este valor não estaria coberto pelo FGC.

  • Leonardo P.

    Muito boa explicação porém me surgiu uma dúvida. Se eu aplicar hoje no LCA, a partir de amanhã já está rendendo ou só após a carência de 90 dias que começa a render? Obrigado, Leonardo.

    • Oi Leonardo, muito boa a sua pergunta. A carência tem o único objetivo de impedir que você saque o dinheiro antes do prazo estipulado. Seu dinheiro rende diariamente de acordo com a percentagem do CDI. Para saber quanto rendeu o CDI em um dia, basta jogar “CDI DIÁRIO” no google e olhar os resultados de alguns sites que mostram este rendimento. Vale lembrar que o rendimento acontece somente em dias úteis.

  • vera

    Parabens Mayko nem o proprio funcionario do banco conseguiu me explicar tao bem a

    respeito do LCA. Qdo tiver duvidas é com vc que quero conversar.

    • Oi Vera, lamento que isto tenha acontecido com você. Pode ficar a vontade para perguntar 🙂

  • Helder Santana

    Maykon, agradeço o empenho e as informações! Li no site do BB, que “após os 90 dias de carência, contados da data da aplicação, a LCA do Banco do Brasil passa a ter liquidez diária, permitindo, inclusive, a realização de resgates parciais”. Uma dúvida sobre a liquidez: se eu pretendo ter uma renda mensal com o investimento, acha que é uma linha interessante? Minha ideia era investir na LCA e, após os 90 dias, retirar mensalmente parte do rendimento para gastos pessoais e deixar o resto rendendo. Para isso, estou em dúvida entre a LCA ou algo como o SuperCDB. O que você acha? Mais uma vez agradeço!

    • Helder Santana

      Aliás, perdão Mayko, grafei seu nome errado… Abraço.

    • Oi Helder, obrigado por compartilhar esta informação a respeito da liquidez após 90 dias.. Sinceramente eu não sei o que é Super CDB. Eu não sei quantos % do CDI o Bando do Brasil está te pagando, mas creio que por se tratar de um banco grande, não deve ser muita coisa.
      Como você busca rendimentos mensais, você pode utilizar os títulos do tesouro direto que pagam cupons semestrais, mas você precisa saber muito bem o que está fazendo neste caso. Outra opção mais simples é investir no Tesouro Selic, o qual acredito que esteja remunerando bem mais do que a LCA do Bando do Brasil. O Tesouro direto também possui liquidez diária, então é possível resgatar antes mesmo dos 90 dias ofertados pelo BB.
      Dá uma lida no artigo sobre tesouro direto publicado aqui: http://aprendainvestirdinheiro.com/como-investir-no-tesouro-direto/

      • Helder Santana

        Obrigado, Mayko!

  • Euclydes

    olá, e sobre a taxa de administração, existe na LCA?

    • Oi Euclydes, não há cobrança de taxa de administração ao se investir em LCA.
      Na prática é você que está prestando um favor a instituição financeira emprestando dinheiro para ela, logo não faz sentido cobrar algo de você.

  • Sandy

    Gostaria de tirar uma dúvida. Infelizmente vou precisar resgatar meus investimento em LCi lca e lc. Só consigo realmente no vencimento? Pois vou precisar dos recursos. Obrigada

    • Oi Sandy, não é possivel responder a pergunta. Tudo depende de como foi combinado a liquidez do produto no momento da aplicação.

  • CavalleroRS

    Excelente artigo. Parabéns.

    • Eu que agradeço o comentário.

    • Oi CavalleroRS, eu que agradeço o comentário. Obrigado e fica o convite para se cadastrar no curso gratuito do site.

  • Cristiano

    Ótimo artigo, Mayko! Muito obrigado!
    Tenho uma dúvida. Tenho meus investimentos no Banco do Brasil do seguinte modo: 24% na Poupança Antiga; 33% Previdência-BrasilPrev; e 43% em LCA. Penso em manter minha Previdência (BrasilPrevi). Porém tenho dúvidas em manter a Poupança Antiga. Eu quero transferir meu dinheiro da Poupança Antiga e investir tudo em LCA? Mesmo colocando tudo em LCA, o valor ainda estaria abaixo do valor que o FGC garante por CPF e Conglomerado Bancário. O que você pensa? Haveria alguma vantagem futura convincente para se manter dinheiro na poupança antiga?
    Muito obrigado!

    • Oi Cristiano, a resposta para sua pergunta depende de como a taxa de juros básica da economia poderá estar no futuro, algo que é possivel estimar, mas impossível de ter certeza. Além disso, dependerá da percentagem do CDI da sua LCA e da liquidez que seu investimento que possui.

      Talvez seja o caso de você rever seu plano de previdência, veja a taxa de administração cobrada e se ele possui taxa de carregamento. Lembre-se também do regime de tributação e faça as contas antes de tomar qualquer decisão. Dependendo de quais são os investimentos realizados pelo fundo de investimento do seu plano de previdência, será muito mais lucrativo você mesmo realizar estes investimentos.

      Na maioria dos casos, planos de previdência de grandes bancos não valem a pena e são sinônimos de enriquecer o banco e não você.

      Infelizmente não possuo um artigo sobre plano de previdência, mas já está planejado um artigo sobre isso aqui no blog 🙂