O Que é Conta Salário? Livre-se de Todas as suas Dúvidas!

Tempo de leitura: 6 minutos

Ao mudar de emprego, ou até mesmo, ao conseguir seu primeiro emprego, muitas pessoas são orientadas por suas empresas a começarem um relacionamento bancário para receberem seus futuros pagamentos mensais.

Este começo geralmente acontece por meio da abertura de uma conta salário para o trabalhador, com o objetivo de simplificar os pagamentos de salários realizados por aquela empresa.

O conteúdo a seguir contém as principais dúvidas encontradas por pessoas como você na hora abrir, usar e encerrar uma conta salário.

O que é Conta Salário?

o que é conta salário

É uma modalidade de conta feita exclusivamente para receber depósitos proveniente de pagamentos de empresas as quais você possua algum vínculo empregatício. Em outras palavras, ela foi criada para você receber seu salário, décimo terceiro, participação nos lucros, abonos e outros depósitos do seu empregador.

A conta salário também pode ser utilizada para receber pensões e aposentadorias.

Como abrir uma Conta Salário?

como abrir uma conta salário

Não é possível realizar a abertura de uma conta salário por conta própria. Quem tem o poder de abrir sua conta salário é o seu empregador, entretanto, a mesma ficará registrada no seu nome.

Assim, fica a critério dele decidir qual banco seu salário será depositado.

É possível abrir uma conta salário com nome sujo?

conta salário com nome sujo

Sim, ter o nome sujo não é empecilho nenhum para seu empregador abrir uma conta salário para você. O banco não vai questionar isso.

Quem pode depositar na conta salário?

quem pode depositar na conta salário

Pela sua definição, a conta salário somente aceita depósitos do empregador, não aceitando outros depósitos efetuados por pessoas físicas.

E se eu não quiser receber meu salário no banco que o empregador escolheu?

você pode escolher onde receber seu salario

Você tem o direito de escolher receber seu salário em qualquer banco. Mas para isso, é necessário possuir uma conta corrente ou poupança no banco de destino, o qual é o banco que você receberá seu salário. Esse procedimento se chama portabilidade de salário.

O que é portabilidade de salário? Como funciona a portabilidade de salário?

Para realizar esse procedimento, procure o banco que você deseja receber seu salário e peça um formulário de portabilidade. Preencha o formulário e entregue ao banco que originalmente seu empregador deposita seu pagamento, assim, ele realizará a transferência do seu salário para o banco escolhido por você.

Essa transferência costuma ser imediata e é totalmente gratuita. Além disso, realizando o procedimento uma única vez, nos próximos meses seu salário já será transferido de maneira automática.

Tenha em mente que só faz sentido falar em portabilidade de salário quando você possui uma conta salário. Se o seu empregador deposita direto em sua conta corrente, não existirá essa possibilidade.

Segue abaixo diagrama exemplificando uma portabilidade de salário.

portabilidade conta salário
Diagrama de portabilidade conta salário

Como Saber se Possuo uma conta Salário?

como saber se possuo conta salário

Pode acontecer de você já possuir uma conta corrente no banco que seu empregador escolheu para abrir uma conta salário. Nesses casos é comum o banco vincular sua conta salário a sua conta corrente já existente.

E comum nesses casos as pessoas pensarem não possuir uma conta salário, uma vez que a conta usada para fazer o saque dos pagamentos já é uma conta usada por você.

Não se engane, o que acontece na verdade é que seu empregador deposita os pagamentos na conta salário e o banco transfere seu pagamento automaticamente para sua conta corrente vinculada.

Como essa transferência não é transparente(muitas vezes você nem fica sabendo que isso acontece), existe a sensação que o depósito é realizado diretamente na conta corrente.

Para saber se seu empregador abriu uma conta salário para você, procure o setor de RH (Recursos Humanos) da empresa e pergunte.

Outro modo de saber se a empresa usa uma conta salário para efetuar os pagamentos dos funcionários é ficar atento se boa parte deles recebem seus salários num mesmo banco. Caso isso ocorra, é bem provável que o empregador faça uso desta modalidade de conta.

Quantos Saques posso realizar na conta salário?

quantos saques na conta salário

Pelas regras do banco central as seguintes transações podem ser realizadas de maneira gratuita:

  • Realização de até 5 saques por cada depósito do empregador na conta.
  • Fornecimento de cartão magnético para movimentar a conta. Este será cobrado caso você perca o cartão e tenha que pedir uma 2ª via por exemplo.
  • 2 extratos de movimentação da conta dos últimos 30 dias e 2 saldos para simples conferência.

Conta Salário é Isenta de Tarifas?

conta salário não paga tarifa

Sim, desde que você utilize a conta respeitando os limites descritos no tópico anterior. Saiba também que não existe tarifa de manutenção de conta salário. Para saber como se livrar de tarifas bancárias de uma vez por todas, clique aqui e leia este artigo.

É possível realizar compras a débito com o cartão magnético da conta salário?

comprar a débito com cartão da conta salário

Sim, mas aqui é aconselhável perguntar ao banco de sua conta se isto vai lhe trazer algum custo adicional. Em geral, não há cobrança de tarifa na utilização da função débito.

Como encerrar uma conta salário?

encerrar conta salario

Caso você seja demitido ou simplesmente peça demissão do seu emprego, não há necessidade de se preocupar com o encerramento da sua conta salário. A responsabilidade do encerramento é do seu empregador. Além disso, não há incidência de tarifas na conta salário, portanto, você não precisa se preocupar com ela.

Qual a diferença entre conta corrente e conta salário?

diferença entre conta corrente e conta salario

A conta salário foi pensada com o único objetivo de receber os depósitos provenientes do seu empregador, conforme descrito aqui neste artigo.

Entretanto é comum que muitas pessoas necessitem de outros serviços bancários como folhas de talão de cheque, realização de Doc’s e Ted’s, e a possibilidade de fazer empréstimos (algo que você deve evitar a todo custo).

Caso você se encaixa na descrição acima, abrir uma conta corrente pode ser vantajoso para você. Leia este artigo e saiba como você pode abrir uma conta corrente livre de tarifas.

Vale a pena lembrar que a abertura de uma conta corrente pode estar sujeita a análise de crédito do banco.

O que eu posso fazer agora?

  1. Caso você tenha ficado interessado em abrir uma conta corrente sem custos ou ficar livre das tarifas bancárias cobradas em sua conta corrente atual, não deixe de ler este artigo: Como Não Pagar Taxas e Tarifas de Banco – O Guia Definitivo
  2. Se você gostou deste artigo e achou ele útil, compartilhe ele com seus amigos nas redes sociais! Eles com certeza vão adorar!
  3. Aproveite também para esclarecer uma dúvida ou dar sua opinião sobre o que você achou deste artigo deixando um comentário logo a abaixo.
Crédito das Imagens usadas neste artigo: Depositphotos.
  • Arankar Sion

    Ola, o google Adsense pode depositar na minha conta salário?

  • Pedro

    Se eu pedir a portabilidade do salário para outro banco, como consultar o contra cheque… O banco onde está a conta salário é obrigado a me fornecer cartão magnético para consultar o contracheque…

  • Paulo Ricardo Medeiros

    Eu ja tenho uma conta corrente no Itau. Porem eu não quero usar esta conta já que a mesma vai ficar negativa devido as minhas dividas no cartão de credito. Por isso estou abrindo uma conta salario no mesmo banco ja que a empresa que trabalho não trabalha com outros bancos. Neste caso eu estou preocupado do banco itau vincular minha conta salario a minha conta corrente e eu ficar sem salario. O que devo fazer ?

    • Oi Paulo, você possui o direito de portar seu salário para qualquer banco de sua escolha. Caso não consiga, sugiro tentar a ouvidoria do próprio Itau ou realizar uma reclamação no Banco Central.

  • Óptica Endres – Loja Sapiranga

    Bom dia amigo,
    A conta salário pode ser repassada por outra empresa, exemplo, trabalhava em uma empresa A e fui demitido, uma empresa B me contratou e me pediu para abrir uma conta que do qual também e do mesmo banco da primeira, posso utilizar esta conta?

    • Oi Óptica Endres, geralmente a conta salário também é vinculada ao CNPJ da empresa que fez a solicitação de abertura. Portanto, acredito não ser possivel utilizar a mesma conta para empresas diferentes.

  • Roberto Micol

    A empresa pode obrigar o funcionário receber através de conta salári
    o?

  • MARIA CONCEICAO ANTUNES DE MEN

    OLÁ BOM DIA! EU TENHO

  • Carlos Viana

    pode fazer pagamento de conta salario numa conta poupança.