Como Escolher Sem Medo a Melhor Corretora de Valores para Tesouro Direto e Renda Fixa?

Tempo de leitura: 26 minutos

Você sabia que a maioria das pessoas começa investindo do jeito errado?

Para a maioria das pessoas, o processo de investir é sinônimo de usar o banco a qual ela já é correntista.

Por falta de conhecimento, investidores iniciantes acabam usando a própria corretora do banco ao invés de uma independente, e acabam pagando altas taxas que acabam por corroer boa parte dos seus rendimentos.

Você conhece alguém que ainda investe desse jeito?

Continue lendo este artigo e você descobrirá quais fatores são realmente importantes na hora de escolher a melhor corretora de valores para investir em Tesouro Direto e títulos privados de Renda Fixa.

Ao final deste texto, você poderá visualizar o mapa mental do conteúdo descrito neste artigo. Ele te ajudará a memorizar e relembrar mais facilmente todas as informações que você aprenderá aqui.

O que é uma corretora de valores?

o que é uma corretora de valores

A corretora de valores é responsável por intermediar para você a compra dos mais diversos tipos de investimentos(ativos financeiros). Ela é a responsável por negociar as mais diversas aplicações com diferentes instituições financeiras e disponibilizar as mesmas em sua plataforma.

Assim, investidores tem acesso aos ativos dos mais diversos bancos sem necessidade de abrir uma conta naquele banco específico.

Você pode pensar numa corretora de valores como se fosse um shopping center, entretanto ao invés de produtos eletrônicos e roupas, elas oferecem uma variedade enorme de ativos financeiros para que você escolha qual deles deseja aplicar o seu dinheiro.

É importante frisar que ao aplicar seu dinheiro por meio de uma corretora de valores, seu dinheiro não ficará na conta da corretora. Isto significa que uma eventual quebra da mesma não afetará seu investimentos.

A corretora também não pode ser compreendida como um banco, você não conseguirá fazer empréstimos, financiar uma casa ou um carro. O objetivo de uma corretora é proporcionar um ambiente para que você possa investir e multiplicar o seu dinheiro com a força dos juros compostos.

Quando o assunto é investir na bolsa de valores, a corretora também tem sua importância, pois somente através dela você poderá comprar e vender ações das mais variadas empresas presentes na BM&FBOVESPA(a Bolsa de Valores Brasileira).

Porque escolher uma Corretora de Valores?

porque uma corretora de valores

Conforme você leu no começo deste artigo, um dos maiores erros dos investidores iniciantes é começar investindo por meio da corretora de valores integrada ao seu banco tradicional.

Ao investir por uma corretora independente, é necessário transferir o dinheiro da sua conta bancária para a conta da corretora de valores.

Caso você invista usando a corretora integrada ao seu banco, este custo acaba sendo nulo, pois não existe necessidade de transferência.

Muitos bancos usam o argumento acima como um meio de convencer os investidores a não migrarem para corretoras independentes, alegando que os custos ao se investir serão menores exatamente por causa desta transferência de valores.

Este argumento não é válido, pois hoje em dia é possível ficar isento de tarifas bancárias abrindo uma conta digital conforme mostrado neste artigo.

Existem vários motivos para você começar a investir por uma corretora de valores independente, citarei os 3 que considero principais:

  1. Acesso aos mais variados ativos financeiros do mercado em um só lugar.
  2. Atendimento mais qualificado do que os grandes bancos, com atendimento voltado especificamente para o investidor que deseja aplicar o seu dinheiro.
  3. Custos que tendem a ser significativamente menores do que os praticados em grandes bancos e como consequência, maiores rentabilidades para você.

Além dos fatores acima, outro fator muito relevante é o acesso a investimentos com rentabilidades bem mais atrativas do que as encontradas na corretora do seu banco convencional.

Como se isto não fosse o bastante, as opções de investimentos numa corretora independente são muito maiores.

Isto acontece porque a corretora integrada do banco tende a ofertar opões de investimentos que existem somente naquele banco específico.

Acredito que se você leu este texto até aqui, você já deve estar convencido que o seu banco não é o melhor lugar para começar a investir, certo?

Como o foco no Aprenda Investir Dinheiro é o investidor iniciante e aplicações conservadoras de renda fixa, o artigo será destinado as corretoras que melhor atendem este tipo de investidor. Assim, focarei em corretoras para tesouro direto e Renda Fixa.

Agora que você já sabe o que é e porque começar a investir por uma corretora de valores independente, mostrarei a você o que é necessário levar em consideração para saber qual a melhor corretora de valores para investir o seu dinheiro

Como escolher a melhor Corretora de valores para Tesouro Direto e Renda Fixa?

melhor corretora tesouro direto e renda fixa

 

Citarei abaixo quais fatores devem ser considerados ao escolher sua primeira corretora de valores.

Esta etapa inicial é uma das mais importantes para o investidor iniciante, a maioria pisará num terreno totalmente desconhecido e muitas pessoas possuem receio neste primeiro momento.

Como saber se uma corretora de valores é confiável?

como esoclher uma corretora de valores confiável

Para que o investimento por uma corretora de valores seja considerado algo seguro, é importante que ela atenda uma série de requisitos e práticas operacionais, baseadas nas regras do Banco Central, da própria BM&FBOVESPA(a bolsa de valores brasileira) e da entidade responsável por regular este mercado a Comissão de Valores Mobiliários(CVM).

Pensando nisso, a BM&FBOVESPA criou o Programa de Qualificação Operacional(PQO), o qual tem por objetivo certificar a qualidade dos serviços prestados pelas corretoras de valores como

O programa possui um sistema de selos, sendo que cada selo atesta a qualidade da corretora para diferentes níveis de exigências. Para o investidor pessoa física, o selo mais importante é o Retail Broker.

A corretora que possui o selo Retail Broker é avaliada nos seguintes indicadores:

  • Oferta de serviços de assessoria e plataforma eletrônica de negociação de produtos financeiros, especializados em investidores pessoas físicas.
  • Diversificação de produtos, conteúdo educacional e de alternativas de investimento.
  • Oferta de ferramentas de negociação de tecnologia móvel e plataformas eletrônicas voltadas a investidores.
  • Disponibilização de diferentes canais de relacionamento e atendimento de clientes.

A maior parte das corretoras que serão citadas neste artigo já possuem o selo acima, quando não for o caso, eu avisarei você.

Falar sobre o PQO foge do escopo deste artigo, mas é um fator importante a ser considerado na hora de escolher a sua corretora de valores. Se você quiser saber mais sobre o programa, basta visitar o site da BM&FBOVESPA.

Investir por uma corretora que possui o selo acima já é um bom indicador de segurança, mas existem outros fatores que você deve observar antes de escolher uma corretora de valores.

O Selo Cetip Certifica – Seus títulos privados devidamente registrados

a importância dos títulos privados de renda fixa terem seus registro na cetip

Uma corretora de valores oferece produtos das mais variadas instituições financeiras.

Vamos supor que você use sua corretora de valores para aplicar em um CDB de alguma instituição financeira qualquer.

É importante ter certeza que aquele título adquirido por você está devidamente registrado em seu nome.

Se a instituição financeira a qual você aplicou em CDB vier a quebrar, o registro do título em seu nome auxiliará o Fundo Garantidor de Crédito(FGC) a ressarcir você mais rapidamente.

Nos artigos do Aprenda Investir Dinheiro, já comentei diversas vezes sobre o fundo garantidor de Crédito(FGC). Ele é uma entidade privada, sem fins lucrativos que garante algumas aplicações de renda fixa no valor de até R$ 250.000,00 reais por CPF em cada instituição financeira.

É nesse contexto que entra o Selo Cetip Certifica. O selo obriga as corretoras a registrarem em seu nome(fica vinculado ao seu CPF) todas as aplicações realizadas nas principais modalidades de renda fixa.

No passado, investidores que tinha aplicações em instituições financeiras que quebraram, como o BVA, demoraram muito tempo para receber seu dinheiro de volta. Uns dos maiores culpados desta demora foi a dificuldade do FGC em identificar os investidores, pois não havia o registro na Cetip.

O vídeo abaixo explica melhor como funciona o selo Cetip Certifica de qualidade.

Agora que você já sabe como verificar se uma corretora de valores é confiável, mostrarei mais alguns fatores que te ajudarão a escolher qual a melhor corretora de valores.

Custos ao se Investir por uma corretora de valores

custo corretora de valores

Certamente este é um dos fatores que mais pesam na hora de escolher a melhor corretora de valores para o investidor iniciante.

Os custos ao se investir por uma corretora de valores variam conforme o tipo de aplicação realizada pelo investidor.

Citarei a seguir os principais custos que você deverá estar ciente.

Taxa de Corretagem

A taxa de corretagem costuma ser a galinha dos ovos de ouro para as corretoras.

Esta taxa é cobrada dos investidores que realizam aplicações no mercado de renda variável, como o mercado de ações por exemplo.

Ela é cobrada por cada ação de compra e venda de ativos no mercado de renda variável.

Funciona mais ou menos assim: Ao comprar e vender ações, o investidor está dando comandos de compra e venda no mercado financeiro.

Isso significa dizer que a cada comando, ocorrerá a cobrança da taxa de corretagem na conta do investidor.

Fica fácil perceber porque esta taxa é galinha de ovos das corretoras, se o investidor realizar 5 comandos de compras de ações, pagará 5 vezes seguidas o valor da taxa de corretagem.

O investimento em renda variável não é o foco deste site, mas se você pretende investir em renda variável no futuro, esta deverá prestar atenção nesta taxa.

Taxa de Custódia

A taxa de custódia é uma forma das corretoras cobrarem o investidor para manterem as informações referentes aos investimentos realizados por ele na corretora.

Esta cobrança pode acontecer tanto para quem possui investimentos em renda variável(ações, opções) quanto para quem possui investimentos em renda fixa(CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto).

Para quem investe em renda varável, é comum a cobrança quando o investidor não realiza nenhum comando de compra ou venda de ações por um período de um mês.

Taxas de Ted e DOC

Para aplicar em renda variável, tesouro direto e outros investimentos de renda fixa, você deverá possuir conta em um banco e transferir dinheiro desta conta para a conta da corretora de valores.

O processo de transferência envolve custos e dependendo do valor que você vier a transferir, o custo envolvido na operação pode se tornar muito alto para o pequeno investidor.

Se você pretende transferir R$ 500 reais para investir em algum ativo financeiro, por exemplo, uma tarifa de TED de R$ 8,50 já significa um prejuízo de 1,7%. Isto significa que você já começa no prejuízo antes mesmo de aplicar o seu dinheiro.

Assim, se você investe com valores pequenos, o custo desta operação pode até inviabilizar o processo de investir o seu dinheiro.

Ainda é comum encontrar investidores que escolhem suas corretoras tomando como base o banco a qual ela é correntista(possui conta corrente), pois transferências entre um mesmo banco muitas vezes são isentas de tarifas.

Felizmente, hoje isso não é mais necessário. Uma vez que qualquer pessoa pode abrir sua conta digital e ficar isento de tarifas bancárias ao transferir seu dinheiro por meios eletrônicos. Para saber mais, visite o artigo: Como Não Pagar Taxas e Tarifas de Banco – O Guia Definitivo

Se por um lado você pode se proteger dos custos ao enviar dinheiro para a conta da corretora, o mesmo não se pode dizer das transferências da corretora para a sua conta do banco.

Apesar de não ser regra, muitas corretoras cobram tarifas ao realizar transferência de recursos que estão na conta da corretora para as contas dos investidores em seus respectivos bancos.

Algumas corretoras isentam estas tarifas baseado no relacionamento do investidor com a corretora. A XP Investimentos, por exemplo, isenta os investidores que possuem mais de R$ 300.000,00 investidos pela plataforma.

Assim, o custo ao transferir seu dinheiro é mais um fator a ser levado em consideração na hora de escolher a melhor corretora de valores.

A seguir explicarei os principais custos que você deve observar quando for escolher uma corretora de valores especificamente para o Tesouro Direto.

Taxas para Tesouro Direto

taxas para tesouro direto

Ao investir no tesouro direto, o investidor estará sujeito a dois tipos de taxas.

  1. Taxa de Custódia da BM&FBOVESPA, comum a todas as corretoras
  2. Taxa de administração cobrada pela corretora de valores

A primeira é comum a todas as corretoras de valores, é uma taxa cobrada pela bolsa de valores brasileira de todos os investidores que decidem investir no tesouro direto.

O valor desta taxa é de 0,3% ao ano sobre o valor dos títulos, referente aos serviços de guarda dos mesmos na BM&FBOVESPA e às informações e movimentações dos saldos atualizados.

Ela é calculada diariamente, entretanto desde que não haja pagamento de juros semestrais ou resgate antecipado dos títulos, ela será cobrada somente de maneira semestral no primeiro dia útil de janeiro ou julho.

É importante esclarecer que não haverá cobrança nesses meses caso o valor minimo a ser debitado do investidor seja inferior a R$ 10,00, se este for o caso, as taxas vão sendo acumuladas até que o valor mínimo seja alcançado.

Outro ponto importante é que ao vender seu título antecipadamente(antes da data de vencimento) ou em um evento de pagamento de juros semestrais. o que ocorrer primeiro, será realizado a cobrança desta taxa antes do dinheiro ser creditado em sua conta.

Vale a pena frisar que no caso descrito anteriormente, a taxa será cobrada independentemente  do valor ser inferior a R$ 10,00.

Em resumo, não existe a possibilidade de fugir desta taxa, uma vez que independentemente da corretora escolhida, ela será cobrada.

A segunda taxa não é obrigatória e muitas corretoras não a cobram como uma forma de marketing para atrair mais investidores para suas plataformas.

Em geral, uma taxa de administração é cobrada para que a corretora escolha os melhores ativos financeiros para você. Apesar disto não acontecer no tesouro direto, pois é você mesmo que escolherá seus títulos, existem diversas corretoras que realizam a cobrança desta taxa.

Baseando-se na afirmação anterior, cobrar uma taxa de administração pode parecer injusto, mas deve-se lembrar que a corretora possui seus custos operacionais que são pagos exatamente com a cobrança destas taxas.

A taxa de administração pode variar entre 0 até 2% ao ano(fonte) sobre o valor total aplicado em títulos públicos adquiridos pelo investidor e o modo como esta taxa é cobrada depende de cada corretora.

Se você clicar no link acima, perceberá que as maiores taxa de administração são cobradas pelo grandes bancos de varejo, motivo o qual você deve evita-los para que seus custos sejam os menores possíveis.

A taxa de administração tem efeito direto na rentabilidade final do investidor, uma vez que quanto maior ela for, maior serão os custos que o investidor precisará arcar com o o passar do tempo.

Uma vez que existem corretoras que não realizam a cobrança da taxa de administração, a dica é ver a relação custo x benefício, uma vez que deve-se exigir um melhor atendimento se você decidir investir por uma corretora que realiza a cobrança desta taxa.

Caso não exista um diferencial no atendimento, prefira as que possuem custo zero de taxa de administração.

Relacionamento com o Investidor

relacionamento com o investidor

Apesar dos custos serem uns dos fatores mais decisivos ao escolher a melhor corretora de valores para investir o seu dinheiro, outros elementos podem ser igualmente importantes conforme descreverei a seguir.

Agente Integrado

Além das taxas do tesouro Direto, outro fator que pode ser relevante para os investidores é o fato da corretora possuir seu sistema integrado ao tesouro direto.

Na prática, você não pode comprar títulos diretamente do tesouro direto, é necessário um intermediário para realizar este processo.

O intermediário pode ser um banco ou uma corretora de valores e ele recebe o nome de agente de custódia, o qual precisa ser uma instituição devidamente habilitada e autorizada pelo tesouro direto.

Clicando aqui você poderá visualizar a pagina do tesouro direto com todas as instituições habilitadas.

Ao realizar seu cadastro numa corretora para investir no tesouro direto, o investidor poderá comprar e vender títulos públicos acessando o portal do investidor conforme figura abaixo.

portal do investidor

Algumas corretoras permitem que a compra e venda de títulos públicos seja feita diretamente pela sua plataforma, não havendo necessidade de acessar o site acima.

Quando uma corretora permite que o investidor adquira títulos públicos diretamente de sua plataforma(sem precisar visitar o portal do investidor), ela é chamada de agente integrado.

Um Agente Integrado permite que os investidores tenham mais comodidade para comprar, vender, consultar saldos e extratos de seus títulos diretamente na plataforma da corretora.

Segue abaixo uma imagem da corretora Easynvest, a qual é agente integrado e permite a compra dos títulos diretamente de sua plataforma.

agente integrado Easynvest

Independentemente de você escolher uma corretora que seja agente integrado, sempre será possível investir usando o portal do investidor, o qual possui um ambiente simples e intuitivo para investir em títulos públicos.

Atendimento

Para quem está começando a investir, é importante contar com um suporte de atendimento ao cliente satisfatório para tirar dúvidas e resolver eventuais problemas.

Existem várias maneiras de você avaliar o serviço de atendimento ao cliente em uma corretora de valores, a melhor na minha opinião, é fazendo o “test drive”.

Em geral, não existe cobrança para abrir conta numa corretora de valores, portanto você pode abrir contas em várias corretoras com o intuito de testar o atendimento da mesma.

Algumas dicas para avaliar o atendimento de uma corretora são:

  • Avalie as informações contidas no site dela, verifique se são claras e usam um linguajar acessível.
  • Faça perguntas que você já sabe a resposta para o suporte, verifique se a solução apresentada para sua pergunta foi satisfatória.
  • Veja se ela conta com serviços que buscam educar financeiramente seus clientes, caso você esteja começando, estas informações poderão te ajudar.
  • Navegue pela plataforma da mesma e veja se é intuitiva e funcional. Repare em problemas como erros de pagina ou lentidão excessiva.
  • Avalie o atendimento por e-mail, telefone e chat online. Veja se o tempo de resposta é alto e se a resposta dada para suas perguntas é satisfatória.

Por último, se você testou uma corretora e não gostou, mude. Não existe nada que te impeça de mudar de corretora e escolher aquela que mais se adéqua as suas necessidades.

Ranking das maiores corretoras de valores para investir no tesouro direto

ranking das corretoras de valores

Pode ser muito difícil escolher a melhor corretora de valores se baseando na lista de corretoras habilitadas a operar com o do tesouro direto.

Existem mais de 70 corretoras disponíveis para escolha. O excesso de opções pode acabar atrapalhando ao invés de ajudar.

Assim, acredito que uma boa maneira de filtrar e saber qual escolher, é verificar o ranking das corretoras que mais compram títulos públicos.

O ranking pode ser acessado esta pagina e clicando no link “Ranking de Compras” que fica localizado na parte inferior da pagina.

Segue abaixo uma imagem com o ranking de compras de dezembro de 2015.

ranking das corretoras para tesouro direto

Para que o artigo não fique muito extenso, vamos nos ater apenas as 3 corretoras.

Como se observa no ranking acima, a terceira e quarta posições são ocupadas por bancos, os quais iremos descartar pois possuem taxa de administração muito elevadas.

Falaremos então brevemente das 3 primeiras corretoras: Rico, XP Investimentos e Easynvest.

Falarei a seguir de algumas características das corretoras conforme dados que podem ser encontrados no próprio site das mesmas e de acordo com algumas percepções pessoais.

O intuito é ajudar a você se decidir qual é a melhor para o seu perfil.

Rico

Conforme você deve ter percebido na imagem do ranking das corretoras, a Rico é a campeã de compra de títulos públicos. Isto demonstra a força da corretora no segmento Tesouro Direto.

A Rico também possui um forte conteúdo voltado a educação de seus clientes, contando com blog, pagina de Facebook e vídeos no Youtube destinados a educar o investidor sobre os diversos tipos de investimentos

Além de ser agente integrado, ela possui umas das menores taxas de administração do mercado para tesouro direto, no valor de 0,1% ao ano.

Possui uma taxa de corretagem de R$ 9,90 para compra e vendas de ações e uma taxa de custódia de R$ 12,50 caso o investidor não realize pelo menos duas operações no mercado Bovespa.

A corretora possui o Selo CETIP CERTIFICA, o que passa credibilidade para os investidores que estão querendo investir em títulos privados de renda fixa (LCI,CDB,LCA e etc).

Das 3 corretoras que estão sendo analisadas, a Rico é a única que não possui o selo Retail Broker da BM&FBOVESPA citado no começo do artigo. Isto é um ponto negativo quando comparado com as outras duas.

Outro ponto que considero negativo é a cobrança de taxa para o investimento em títulos privados de Renda Fixa. A taxa varia de 0,1% até 0,8% sobre o volume total aplicado. Quanto maior o prazo de vencimento da aplicação, maior tenderá ser esta taxa.

Por fim, a Rico não exige valor mínimo para abertura de conta e não cobra tarifas de TED ou DOC ao resgatar seu dinheiro da conta da corretora para sua conta corrente.

XP Investimentos

A XP Investimentos provavelmente é a maior corretora de valores do país e possui escritórios conveniados espalhados por mais de 140 cidades do Brasil.

Eu já tive a oportunidade de visitar um destes escritórios e eles oferecem aulas gratuitas sobre investimentos para a comunidade local, o intuito é educar as pessoas sobre as diversas modalidades de investimentos e obviamente fazer com que estas pessoas realizem suas aplicações pela corretora.

Além dos escritórios, é possível encontrar bastante conteúdo voltado a educação do investidor em seu canal de youtube, Fanpage do facebook e blog.

Ela possui o selo CETIP CERTIFICA e o selo Retail broker, o que da bastante credibilidade para quem deseja investir por esta corretora.

Em se tratando de custos, a XP também é agente integrado e possui uma das menores taxas para tesouro direto no valor de 0,1% ao ano. Atualização: Atualmente em 13/09/2016, a XP está cobrando taxa de administração zero para investimentos realizados no Tesouro Direto.

No quesito Renda Fixa, a XP cobra tarifa de R$ 9,90 por mês se você tiver aplicações em títulos privados  como CDB, LCI, LCA e etc.  Atualização: Atualmente em 13/09/2016, a XP está cobrando tarifa zero para os títulos mencionados anteriormente.

O valor cobrado ao realizar uma compra ou venda de ações é de R$ 14,90. Além disso, caso você precise resgatar seus investimentos da conta da corretora para a conta do seu banco, precisará pagar uma tarifa de TED de R$ 8,90.  Atualização: Atualmente em 10/01/2017 a XP não cobra mais tarifa para realização de TED.

Vale lembrar que os investidores que possuem mais de R$ 300.000,00 aplicados pela corretora conseguem isenção desta taxa.

Por último, a corretora também não exige valor mínimo para abertura da conta.

Easynvest

A Easynvest foi criada em 1968 e é uma das corretoras mais antigas do país. Em um primeiro momento pode-se dizer que seu foco é atrair os investidores iniciantes que não querem ter altos custos para começarem a aplicar o seu dinheiro.

Asim como a XP, a Easynvest também possui os selos CETIP CERTIFICA e Retail Broker, o que garante bastante credibilidade aos investidores que querem investir por ela.

A corretora também conta com Fanpage do facebook e canal de youtube destinados a fornecer conteúdo sobre investimentos e educação financeira aos clientes.

Além de ser agente integrado, certamente um dos grandes diferencias da Easynvest é a taxa zero para Tesouro Direto e taxa zero para investimentos em renda fixa. Esta característica faz da corretora uma das mais baratas para investir neste segmento.

Este é um dos grandes diferenciais da corretora em relação as outras e é um ponto que tem agradado muitos investidores iniciantes que visam diminuir seus custos.

Em renda variável, a tarifa é de R$ 10,00 por cada compra ou venda de ações realizada.

Outro pondo muito positivo é a isenção de tarifa ao transferir seu dinheiro da conta da corretora para a conta do seu banco.

Por último, a corretora também não exige valor mínimo para abertura da conta.

Como abrir uma conta numa corretora de valores?

como abrir conta numa corretora de valores

Uma vez decidido a qual corretora de valores você usará para investir, é chegada a hora de por a mão na massa e abrir a sua conta.

O processo de abertura de conta numa corretora costuma ser bem simples e geralmente é feito 100% online.

Todas as corretoras de valores que conheço possuem uma área bem destacada em seus sites convidando você a abrir sua conta. Basta clicar nesta área e seguir o passo a passo criado pela corretora.

É importante ter em mãos alguns documentos pessoais, pois os mesmos serão requisitados pela corretora durante o processo de abertura da conta.

Alguns deles são:

  • Documento de identidade(RG ou CNH)
  • CPF
  • Comprovante de endereço recente
  • Comprovante de renda(opcional)

Durante o processo, será necessário enviar seus documentos digitalizados para a corretora.

Se você não possui um scanner para esta tarefa, poderá usar seu celular para tirar fotos dos seus documentos(é importante que a imagem fique nítida) e salvar as mesmas em seu computador.

Após completar os passos exigidos pela corretora e enviar seus documentos, talvez seja necessário aguardar alguns dias até que seus dados sejam validados.

Após este período, a corretora mandará um e-mail com seu login e senha para acesso a plataforma da mesma. A partir daí, você já poderá começar a investir pelo seu próprio computador, Smartphone(caso ela ofereça esta facilidade) ou telefone(ligando para corretora e falando com um assessor).

É importante ficar atento que ao investir por telefone, a corretora poderá cobrar custos adicionais, portanto prefira sempre investir diretamente online usando seu computador ou Smartphone.

[BÔNUS] Mapa Mental Como Escolher a Melhor Corretora de Valores

Clique aqui para ter acesso ao mapa mental acima em alta resolução e compartilhe com seus amigos.

Conclusão

 qual a melhor corretora de valores

Neste artigo você descobriu o que é uma corretora, porque escolher uma corretora independente e quais são os fatores mais relevantes ao escolher a melhor corretora de valores para investir o seu dinheiro.

Viu também o ranking das maiores corretoras de valores a nível de compras para tesouro direto e uma breve análise das 3 maiores corretoras independentes deste ranking.

O que eu posso fazer agora?

  1. Gostou do artigo? Conseguiu aprender coisas novas? Quer Receber mais conteúdo como este, conhecer outros investimentos e ainda receber dicas quentes que vão te ajudar a economizar e poupar ainda mais o seu dinheiro? Clique aqui e saiba mais sobre meu curso 100% gratuito.
  2. Deseja um treinamento específico sobre tesouro direto para acelerar seu aprendizado sobre uma das melhores aplicações financeiras do mercado? Clique aqui e conheça o treinamento recomendado Tesouro Direto Descomplicado.
  3. Por último, se você gostou deste artigo e acredita que ele será útil para seus amigos, clique aqui para compartilha-lo no Facebook!
Crédito das Imagens usadas neste artigo: Depositphotos.
  • João Soares

    Caramba, muito bom o artigo!
    Realizei o cadastro na Easynvest pouco antes de ler esse artigo e, ao que parece, foi uma boa escolha levando em consideração que por enquanto quero focar em investimentos de renda fixa. Também dei uma olhada na plataforma e realmente me pareceu muito simples e intuitiva.
    Mais uma vez o agradeço Mayko, suas dicas sempre ajudando o newb aqui.
    Abs!

    • Eu que agradeço João. Muito bom saber que o artigo te ajudou.

  • Victor Quinteiro

    Parabéns pelo artigo, Mayko!
    Muito completo e interativo. Estou iniciando nesse ramo e suas informações responderam as minhas dúvidas.
    Sua ajuda me fez decidir em qual corretora irei iniciar. Muito obrigado!

    • Oi Victor, obrigado pelo comentário. Começar é realmente o passo mais importante. Parabéns por buscar conhecimento em educação financeira.

  • Juliana Moretto

    Muito bom seu texto! Muito claro e objetivo trazendo informações importantes! Ja estou mais tranquila para abrir minha conta na corretora, investir melhor meu dinheiro e conferir se está tudo certo! Muito obrigada.

    • Oi Juliana, legal saber que o artigo te ajudou.

      Obrigado pelo comentário.

  • Alex Mota

    Gostei muito dessa matéria Mayko, clara e auto explicativa, realmente nos ajudar muito a tomar a melhor decisão e também a esclarecer a maioria das nossas dúvidas, parabéns!

    • OI Alex, muito bom saber que pude te ajudar um pouquinho 🙂
      Obrigado por comentar!

  • Carolina Baldez

    Mayko, bom dia, adorei a sua matéria, estou tentando começar nesse mundo de investimentos pessoais e confesso que estava muito perdida com a quantidade de textos que nós encontramos na internet com aquele linguajar pesado, obrigada pela ajuda. Conforme você indicou, fiz meu cadastro na Easynvest e na XP, para poder ver a que melhor me adapto. Em um dos pontos da sua matéria vc comentou que a XP cobrava uma taxa de resgate (TED), contudo conforme e-mail recebidos dessa corretora, acho que essa taxa não é mais cobrada independente do valor do patrimônio, só uma dica para facilitar a todos os amigos que passarem por aqui. Obrigada e feliz 2017 para você, que continue inspirando muito investidores.

    • Oi Carolina, obrigado por compartilhar esta informação. Realmente verifiquei no site da XP e a taxa de TED é zero. Atualizei o artigo 🙂

    • Alvaro de Oliveira Monteiro

      Muito bom! Obrigado pela informação!

  • Marcelo

    Oi mayko. Estou iniciando neste mundo de investimentos. Antes o meu dinheiro ficava somente na poupança e consequentemente, perdendo dinheiro. Seus textos são ótimos, explica de maneira que a compreensão se torna extremamente fácil. Obrigado.

    • Oi Marcelo, Valeu por comentar. Bom saber que está gostando :). Fica a sugestão para se inscrever no curso gratuito do blog.

  • Ricardo

    Olá Maiko!

    Realmente o seu artigo está de parabéns, bem completo e didático (e ainda se preocupou em atualizar o texto), você foi exatamente esclarecendo as dúvidas existentes na cabeça de todos os pretensos investidores.
    Artigo perfeito para aqueles que se preparam para se aventurar na área de investimentos em renda fixa e variável.
    Ainda estou pesquisando e estudando o assunto, amadurecendo a ideia de apostar nos títulos públicos do tesouro direto para criar uma previdência privada e resguardar meu futuro financeiro.
    A partir de agora, acompanharei sempre o seu blog e suas dicas.
    Obrigado e grande abraço

  • Alonso

    Saudações Mayco,
    Deixa eu te dizer, faz uma semana que ando buscando na internet informações sobre todos os tipos de renda fixa e as minucias de cada investimento. Assisti diversos vídeos, li sites, realizei diversas simulações, mas, o seu site foi a melhor compilação de todos os passos e requisitos pra se avaliar um inicio nessa jornada de um investidor iniciante. Por exemplo essa taxa dos 0,30%aa que é cobrada pela Ibovespa a maioria dos grandes youtubers de finanças nem citam, entre outras coisas (certificados de segurança, taxas operacionais) que você abordou de maneira impecável contemplando toda extensão do assunto. Sem falar que atualizou os dados referentes ao ano de 2017.
    Tá de parabéns rapaz!
    KEEP UP THE HARD WORK
    Abraço

  • Oliver Kroos

    Sou incipiente nesse assunto de investimentos, gostei muito da matéria, mas ainda estou em dúvida sobre qual destas duas corretoras é a melhor para investir em Tesouro SELIC (o tipo de investimento que escolhi) se a XP ou a Easynvest.

    Começarei investindo pouco (de $ 1.000,00 a $ 2.000,00) até pegar o macete. Os rendimentos em investimento em Tesouro SELIC rende bem mais que colocá-lo simplesmente na poupança. Uma pena que as taxas de administração dos bancos convencionais sejam tão altos, deveriam ser o contrário para quem já é cliente destes bancos. EX; sou cliente do Banco do Brasil a quase 10 anos, possuo cartão de crédito e mesmo assim as taxas de administração em comparação com a de corretoras são absurdas.

    • Oi Oliver, acredito que você está no caminho certo começando devagar, a medida que você for adquirindo mais conhecimento, poderá investir valores mais altos e aplicar em outras modalidade de investimentos.

  • Leonardo Walker

    Primeira corretora que abri conta foi na EASYNVEST. Não fiquei muito
    entusiasmado…. até abrir uma outra conta, recentemente, na XP
    INVESTIMENTOS. Mudou da água para o vinho. Atendimento personalizado.
    Assessor que logo entra em contato com o correntista e propõe várias
    possibilidades de investimento, de acordo com o perfil do investidor.
    BANCO DO BRASIL, que sempre fui correntista e investidor, e que mal
    consegue tirar a anuidade do cartão de crédito, vai perder muito comigo.
    Aos poucos, estou transferindo minhas aplicações para a XP. NÃO demorem
    em buscar melhores investimentos financeiros, lembrando-se dos
    investimentos que são garantidos pelo FGC, até 250.000 por CPF. SEM MEDO
    !

  • Alvaro de Oliveira Monteiro

    Maiko, parabéns pela matéria! Muito didática e super esclarecedora. Aprendi muita coisa através dela. Será muito importante para minhas futuras aplicações na Bolsa, em Tesouro Direto e em Renda Fixa. Obrigadão!!!

    • Oi Alvaro, legal que gostou. Obrigado pelo Comentário.