Ebook Como Investir Dinheiro – Análise Completa

Tempo de leitura: 25 minutos

Antes de começar a análise, eu queria te contar um pouco sobre a minha história descrevendo a experiência com o conteúdo do autor.

Em outubro de 2011 ainda no meu período de faculdade, eu tive a oportunidade de participar de uma feira sobre finanças pessoais.

Até aquele momento eu nunca tinha parado para ler sobre o assunto. Afinal de contas eu era universitário e sem dinheiro, porque me interessar sobre finanças pessoais quando nem dinheiro eu tenho?

O que eu não sabia no entanto é que aquela convenção iria mudar radicalmente minha vida dali pra frente.

Um dos palestrantes era o Sr. dinheiro do Fantástico, os jornais locais estavam dando muita ênfase na palestra dele, então decidi ir ao evento conferir o que ele tinha para falar.

Não sei você conhece o tal Sr Dinheiro do Fantástico, mas certamente de todas as palestras daquele evento, a dele era a mais aguardada.

Saí de casa, peguei o ônibus e fui ao centro de convenções onde acontecia o evento. Ao chegar lá o evento tinha acabado de começar e eu provavelmente já tinha perdido uns 3 minutos da palestra dele.

Era incrível, a sala tinha ultrapassado o limite máximo de pessoas, todas as cadeiras estavam ocupadas e assim como eu, muitas pessoas tiveram que assistir a palestra em pé.

Eu olhava para os lados e as pessoas nem piscavam de tão concentradas, resolvi então não perder mais tempo e comecei a ouvir tudo que aquele palestrante tinha a dizer.

Foi uma verdadeira aula de finanças pessoais, eu fiquei simplesmente encantado com o assunto abordado ali.

Outras palestras aconteceram naquele dia, e a cada nova palestra, mais eufórico eu ficava.

Eu saí daquela convenção louco por absorver mais conteúdo sobre aquele novo mundo que estava diante de mim.

Uns dos primeiros sites que tive o prazer de conhecer foi o Quero Ficar Rico de Rafael Seabra. Sempre escrevendo de maneira didática e neutra, eu devorava diariamente o conteúdo escrito ali.

Posso dizer que ter entrado em contato com um conteúdo neutro e justamente escrito para o público iniciante me preveniu de cair em armadilhas de grandes corretoras e produtos ruins que vemos por aí.

É por isso que hoje venho falar da minha experiência com o ebook como investir dinheiro, e fazer uma análise de quais problemas ele ajudará você solucionar.

Acredito ser importante salientar que praticamente todo conteúdo do ebook está disponível de maneira gratuita no site do próprio autor.

É isto mesmo que você leu, você não precisa adquirir o ebook para ter acesso a boa parte do conteúdo escrito nele, se você tem tempo livre sobrando, você pode se dedicar a aprender mais sobre como investir seu dinheiro lendo o próprio site do autor.

Demorei certo tempo para adquirir o ebook, mas quando coloquei as mãos nele pude ver como todo aquele conteúdo que consumi por muito tempo estava estruturado de maneira organizada.

Isto possibilita que qualquer pessoa que queria começar hoje mesmo não se perca com o excesso de informação que vemos por aí.

Entenda que a oportunidade de ter o ebook nada mais é do que a oportunidade diminuir sua curva de aprendizado, pois o mesmo foi estruturado com objetivo de aumentar seu conhecimento de maneira gradual, começando do básico e avançando aos poucos.

Sem mais delongas, vamos a análise do produto e quero começar com uma pergunta.

Você nasceu para ser um pagador de contas pro resto da sua vida?

Começo esta analise com esta pergunta e o objetivo é que você reflita sobre sua atual situação financeira.

Quero te convidar a assistir este vídeo de Flavio Augusto, referência internacional em empreendedorismo e uns dos poucos bilionários existentes no Brasil hoje.

A pergunta e o vídeo abaixo evidenciam a relevância que a educação financeira possui na vida de cada indivíduo da sociedade.

Existem milhares de sites, blogs, revistas e jornais com conteúdo sobre educação financeira e informações sobre como investir melhor o seu dinheiro. Entretanto, é difícil achar um material com uma abordagem completa, didática, direto ao ponto e com um conteúdo que pode ser aplicado logo nas primeiras páginas.

Neste artigo você encontrará uma análise do ebook como investir dinheiro do autor Rafael Seabra. Tentarei focar como este livro poderá ajudar você transformar seus desejos e objetivos financeiros, que até então só existiam nos seus pensamentos, em realidade.

Clique Aqui e conheça o E-Book Como Investir Dinheiro de Rafael Seabra

Introdução – Educação Financeira

Educação Financeira

Definindo Objetivos

 Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve.

Sabe aquela viagem de férias de 30 dias que você sempre sonhou para você? Totalmente afastado do stress da cidade, do trânsito e do seu chefe que fica regulando o horário que você chega e o horário que você sai?

Você ainda ouve as pessoas ao seu redor comentarem das viagens que realizaram, e fica com uma sensação desagradável porque sabe que viaja menos do realmente deveria?

Imagine comprar seu primeiro carro e se ver livre do desconforto de um ônibus lotado, ganhando a liberdade para ir onde quiser e a qualquer hora, não precisando olhar mais o horário que o ônibus vai passar?

Imagine sair do aluguel e morar em uma casa que seja realmente sua? Não tendo que aturar mais o dono do imóvel mandando conta para você pagar todo mês?

Nesta primeira parte do e-book, Rafael Seabra demonstra a importância de definir objetivos financeiros como os listados acima, e como fazer para que você fique cada dia mais próximo de concretiza-los.

Particularmente acho esta parte uma das mais importantes, em vez de “deixar a vida te levar”, aqui é você que vai definir aonde quer realmente chegar.

Sim! Eu quero e mereço realizar meus objetivos Financeiros!

Elaborando um orçamento financeiro

Orçamento financeiro

Tá faltando salário no final do mês

Você conhece alguém ou sofre com o problema de faltar dinheiro no final do mês para pagar suas contas? Você se vê obrigado a sempre usar parte do cheque especial como se fosse uma extensão do seu salário?

Neste segundo capítulo do e-book, é abordado como pequenos gastos podem ser um grande vilão do seu orçamento doméstico e o que fazer para gerenciar estes gastos.

Aqui também é citado a planilha financeira de gastos desenvolvida por Gustavo Cerbasi, referência nacional em educação financeira no Brasil. Ela está disponível ao adquirir o curso e certamente é uma mão na roda na hora de saber onde o seu dinheiro está sendo gasto.

Além disso, é feita uma abordagem sobre a importância de pagar a si mesmo na hora de receber seu salário e qual a melhor estratégia para sua saúde financeira quando você recebe um aumento de salário.

Sim! Basta de falar “Tá faltando salário no final do mês na minha vida”, eu preciso organizar meu orçamento familiar!

Controle suas dívidas / Como Negociar Suas Dívidas / Quitar Dívidas ou Investir?

 dividas

Você sofre ou conhece alguém que passa pelo constrangimento de receber ligações de centrais de cobrança a todo momento? Já sentiu aquela sensação desagradável do telefone tocar e você cogitar ser mais uma vez aquela agência de cobrança que te ligou semana passada?

E quando você faz uma compra parcelada? Já teve aquela sensação de que ela nunca chega ao fim?

Nesta parte do e-book você vai encontrar 3 capítulos fazendo uma abordagem geral sobre dívidas.

Você vai entender que existem dívidas boas e ruins, como priorizar o pagamento de uma dívida e também descobrirá a maneira mais eficiente de negociar suas dívidas.

Certamente, uma das grandes dúvidas de todo iniciante é sobre o que priorizar quando ainda se tem dívidas pendentes. Neste capítulo do livro, Rafael Seabra demonstrará que investir num cenário de dívidas não é ideal, e esclarece porque você deve considerar pagar suas dívidas primeiro.

Sim! Eu quero me Livrar das Dívidas de uma Vez por Todas! 

Padrão de vida, porque é tão difícil mantê-lo?

padrao de vida

Você consome por necessidade ou por status? Você realmente precisa trocar aquele smartphone quando o antigo está lhe satisfazendo perfeitamente?

Aqui o autor convida você para fazer uma reflexão sobre o conceito de riqueza. Hoje se compra produtos por status, porque ele é bacana ou porque está na moda.

Perceba que nenhuma característica como robustez, durabilidade, praticidade e entre outras são tratadas como benefícios nas campanhas de marketing atuais.

Adquirir aquele caro anel de ouro pode até trazer uma sensação de riqueza temporária, mas no fundo você sabe que muitas vezes comprou com um dinheiro que não tem e para impressionar pessoas que as vezes nem conhece.

Neste capítulo o conceito de riqueza é abordado como o a quantidade de tempo disponível que nós temos para ficar com as pessoas que mais amamos e não apenas por meio objetos materiais.

Sim! Quero descobrir o verdadeiro conceito de riqueza!

O que é Investir? / Juros compostos: O dinheiro trabalhando para você!

juros compostos

Juros compostos foram a maior descoberta matemática de todos os tempos – Albert Einstein

Você já parou para pensar como vai ser sua aposentadora? Você quer realmente depender apenas do governo quando for se aposentar?

Experimente perguntar um aposentado que depende exclusivamente do governo. Ele provavelmente estará cheio de dívidas. É assim que você quer estar quando chegar na melhor idade?

Além disso, muitas pessoas já nem pensam em “aposentar” mais. Muitas já têm conhecimento que o salário recebido do INSS não será suficiente e decidem fazer algum trabalho por fora.

Trabalha-se a vida toda e na aposentadoria se espera ter mais tempo para passar com as pessoas que você mais ama, entretanto é comum ver casos de aposentados que continuam na ativa pois o salário não é suficiente para pagar as contas no final do mês.

Neste capítulo, o e-book de Rafael Seabra começa a abordar o conceito de investimentos. Da mesma maneira que os bancos ganham dinheiro emprestando, você também poderá investir e aumentar seu patrimônio com o auxílio dos juros compostos.

Uma parte muito importante descrita neste capítulo é o conceito do que não é investir. Muitas pessoas pensam que apostar na mega sena ou comprar títulos de capitalização é uma maneira de investir, mas a verdade é que não passa de uma mera aposta.

Sim! Eu quero começar a investir e garantir uma aposentaria mais tranquila!

Perfil do Investidor: Conhece-te a ti mesmo

perifl do investirdor ebook como investir dinheiro

Você ainda tem medo de investir com receio de perder dinheiro? Se você já investe, tem seu objetivo bem definido para aquele dinheiro aplicado?

Neste capítulo do ebook como investir dinheiro, Rafael Seabra comenta sobre o perfil de investidor. Você entenderá qual a relação entre idade do investidor e o grau de risco que ele está disposto enfrentar.

Assim como existem investimentos que oferecem um grau de risco maior, outros são bem conservadores e até mais seguros que a própria e tradicional caderneta de poupança.

Aqui também vale a pena salientar a necessidade de ter um propósito claro na hora de investir. É ele que vai permitir que você mantenha o foco e continue investindo para concretizar seu objetivo.

A Importância de um fundo de emergência

ebook como investir dinheiro fundo de emergencia

Responda as seguintes perguntas:

  • Você já precisou gastar com farmácia mais do que estava planejado em um determinado mês?
  • E quando você é convidado para ser padrinho ou madrinha de casamento e precisa comprar um presente razoável pro casal?
  • Sabe quando um objeto qualquer dentro de casa estraga e você tem que gastar dinheiro para conserta-lo?

Todos os fatos acima são eventualidades que podem vir a acontecer sem que você esteja necessariamente preparado.

Neste capitulo é apresentado a importância de você ter uma reserva de emergência, qual o melhor lugar para aplicar o dinheiro desta reserva e como ela dever ser utilizada.

Saliento ainda que este é um dos capítulos de maior relevância, ter uma boa reserva de emergência é a base para você ter tranquilidade de focar nos seus objetivos financeiros.

Sim! Quero me precaver de imprevistos construindo minha reserva de emergência!

Outros capítulos

O livro é dividido em 4 grandes segmentos: Educação Financeira, Investimentos em Renda Fixa, Investimentos em renda variável, estratégias de investimento e considerações finais.

Até agora relatei apenas o segmento de Educação Financeira, e para esta analise não ficar demasiadamente grande, citei apenas os capítulos que considerei mais relevantes.

Saiba que dentro deste segmento, você ainda encontrará os capítulos:

  • Entenda a diferença entre poupança e investimento.
  • Investir em aplicações financeiras ou no próprio negócio?
  • Saiba como calcular o impacto da inflação nos investimentos
  • 10 motivos para sair da caderneta de poupança
  • Investir com foco em ganho de capital ou fluxo de caixa?

Investimentos de Renda Fixa

ebook como investir dinheiro renda fixa

Se você nunca investiu na vida, tem medo de perder dinheiro investindo, ou acha que para investir precisará de ajuda de um profissional, este segmento do livro é para você.

O que é renda Fixa?

Aqui começa a explicação sobre os investimentos considerados mais conservadores, os quais recebem o nome de renda fixa.  Antes de descrever como funciona cada investimento em renda fixa, é feito uma definição de conceitos básicos como taxas pré-fixadas e pós-fixadas que serão uteis para o entendimento dos capítulos futuros.

Os capítulos que se seguem, abordam as opções de renda fixa presentes no mercado, explicando o que é e como fazer para investir em cada um deles. Tudo explicado de maneira simples e objetiva.

Caderneta de Poupança

ebook como investir dinheiro rafael seabra caderneta de poupança

Depois de ler sobre a importância de um fundo de emergência nos capítulos anteriores do ebook, são dedicados dois capítulos sobre o funcionamento da caderneta de poupança, exatamente uma das melhores aplicações para construir um colchão de segurança.

Tesouro Direto

ebook como investir dinheiro rafael seabra tesouro direto

As pessoas que estão começando agora geralmente se encaixam em 3 perfis:

  1. Nunca pouparam dinheiro pois não fazem a real noção da importância deste fato.
  2. Já poupam, mas deixam suas economias paradas na poupança.
  3. Até investem, mas somente nas recomendações dos seus gerentes de banco.

Independente de qual seja o seu perfil, é importante salientar que ninguém melhor do que você mesmo para gerenciar seus próprios investimentos. Sempre que você recorrer a outras pessoas para este trabalho, eles ficarão com uma parte dos seus rendimentos.

Se você ainda pensa que para investir é necessária ajuda de um profissional, neste capítulo você descobrirá absolutamente tudo que precisa saber sobre Tesouro direto, umas das aplicações mais simples, seguras e rentáveis que temos no país.

São abordadas as dúvidas mais comuns como o que é tesouro direto, quais são os títulos disponíveis, como escolher os melhores títulos de acordo com os seus objetivos, rentabilidade dos títulos, qual corretora escolher e muito mais.

CDB – Certificado de depósito Bancário

o que é cdb

Imagine que ao invés de ir ao banco e pegar dinheiro emprestado, seja você que esteja emprestando dinheiro para o banco.

Neste capítulo, será abordado sobre o tradicional CDB, sua definição, funcionamento, riscos, tributação e muitas outras dicas valiosas.

LCI – Letra de crédito imobiliário

letra de crédito imobiliario

As letras de crédito imobiliário também são investimentos conservadores e isentos de imposto de renda. São títulos privados que possuem como garantia um imóvel real.

Neste capítulo você vai descobrir o que fazer para começar a investir nestes títulos, quais os riscos envolvidos, prazos de aplicação e uma tabela comparativa entre CDB e LCI.

LCA – Letras de Crédito do Agronegócio / Debentures / CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários

letra de crédito do agronegocio

Ainda na linha de investimentos em renda fixa, existe um capitulo no ebook destinado a cada um dos investimentos listados acima.

Muito parecida com a sua irmã LCI, a LCA é um título privado em que os recursos são destinados ao fomento do agronegócio. Neste capítulo a LCA é comparada com outros investimentos de renda fixa, e são abordados quais são suas vantagens e desvantagens para o investidor.

Debêntures já possuem um grau de risco maior quando comparado a outros investimentos de renda fixa. Entretanto, a rentabilidade deste tipo de aplicação tende a ser a maior do que as outras modalidades já citadas aqui.

No capítulo destinado a debentures, aborda o que são debentures, porque as empresas emitem debentures, porque investir nelas e como acompanhar as debentures oferecidas pelo mercado.

Por último, mas não menos importante, os certificados de recebíveis imobiliários(CRI) é mais uma modalidade de investimento com garantia real. Você descobrirá o que são e quais as vantagens e desvantagens deste tipo de investimento.

Previdência Privada

ebook como investir dinheiro rafael seabra previdencia privada

Produto comum ofertado por grandes bancos, você vai descobrir os problemas desta modalidade. Aqui é retornado o princípio básico de que quando você deixa alguém gerenciar seus investimentos, você certamente estará perdendo muito dinheiro com isso.

Com a previdência privada não é diferente, você vai descobrir as taxas invisíveis e que geralmente não são explicadas para você na hora de fazer um plano de previdência

Se você já possui um plano de previdência privada, certamente este capitulo será de extrema utilidade para saber se você entrou numa furada ou não.

Sim! Chega de perder meu patrimônio deixando dinheiro parado na poupança e permitindo que outras pessoas gerenciem ele por mim!

Investimentos em Renda Variável

bolsa de valores

Você sabia que 0,29% da população brasileira investe em ações? No EUA este número é de quase 65% da população. Como você pode ver, existe uma discrepância muito grande dos nossos números com os números americanos.

Certamente um dos motivos é a falta de informação em como investir nesta modalidade de investimento, e também o fato do brasileiro preferir investimentos de natureza mais conservadora.

Este capitulo começa matando a grande objeção de como começar a investir na bolsa de valores. Isto é feito através da apresentação de 6 passos simples e diretos sobre este assunto.

5 premissas para montar sua própria carteira de ações

ebook como investir dinheiro rafael seabra açoes

Nesta parte do livro são dadas dicas de como montar sua primeira lista de ações para começar a investir, como se organizar para investir nestas ações mensalmente, como aumentar suas chances de escolher boas empresas e a importância da diversificação.

Dividendos: Ótimo retorno com risco moderado

dividendos

Um dos grandes atrativos de comprar ações, é que você literalmente fica sendo dono de uma parte da empresa. Desta maneira, parte dos lucros da companhia são divididos com todos os sócios. O nome dado a parte deste lucro dividido entre os sócios recebe o nome de dividendos.

No mercado financeiro, existem empresas consagradas por pagarem altos dividendos ao investidor. Nesse capítulo do ebook, Rafael Seabra explica porque focar em empresas com altos dividendos é uma boa opção.

Vale a pena seguir a carteira recomendada das corretoras?

vale a pena deixar seguir carteira recomendada das corretoras

Conforme você já leu neste artigo, deixar seu dinheiro na mão dos outros para que os mesmos invistam por você é sinônimo de perder dinheiro.

Outra maneira de perder seu dinheiro é seguindo à risca as listas de ações divulgadas semanalmente pelas corretoras de valores e sites que se dizem “especializados” no assunto.

Estas listas são feitas para que o investidor mais leigo possa vender suas ações e gerar corretagem para corretora.

Em outras palavras, você acaba perdendo dinheiro com corretagens, e na semana seguinte quando uma nova lista for divulgada, você será encorajado novamente a vender e comprar novas ações.

Nesta seção do ebook, Rafael Seabra explica porque você deve evitar este tipo de recomendações.

FII: Fundo de Investimento Imobiliário

fii

Você cresceu ouvindo que imóveis são os melhores investimentos? Geralmente para investir em imóveis é necessário ter bastante dinheiro R$ 50 mil, R$ 100 mil ou até mais.

Já parou para analisar como é complicado alugar um imóvel? Você tem cobrar o inquilino todo mês, pintar as paredes para deixar o imóvel com aparência bonita e ainda concertar eventuais danos sofridos no imóvel.

Toda esta dor de cabeça não existe com fundos imobiliários, e o melhor de tudo, você poderá investir em imóveis com valores inferiores a R$ 5 mil reais.

Neste capítulo do ebook você descobrirá como investir em imóveis por meio dos fundos de investimentos imobiliários negociados(FII). Similar as operações realizadas com ações, com um FII você poderá aplicar em fundos que investem em shoppings, prédios comerciais, residências e etc.

O que é um fundo de índice(ETF)?

ovos

O primeiro mandamento na hora de investir em ações é diversificar. Isto significa que você deverá comprar ações de várias empresas para diminuir o risco de investir neste mercado.

Uns dos grandes problemas para quem está começando agora é ter justamente a quantia em dinheiro necessária para fazer esta diversificação. É aí que entra o conceito de ETF.

Muito consolidado no mercado americano, o investimento em fundos de índice é algo relativamente novo no Brasil. O ETF permite que você invista em ações aplicando em um fundo que replica algum índice do mercado, como por exemplo o Ibovespa.

Isto quer dizer que ao investir em ETF, você estará pulverizando sua aplicação em todas as empresas que estão contidas naquele índice.

Nesta parte do livro, é explicado qual as vantagens, como investir e lista quais dos principais fundos de índice do mercado.

É apresentado também um capítulo mostrando passo-a-passo como investir nesta modalidade de investimento.

Sim! Eu quero começar meus investimentos em renda variável!

Estratégias de investimento

estrategia-de-investimentos.

Como investir meu dinheiro mensalmente? Qual a melhor estratégia para investir?

Uma das ideias mais difundidas por analistas financeiros é a de pagar a sí mesmo em primeiro lugar. Isto quer dizer que ao receber seu salário, você deve separar uma parte para investir ou criar/repor sua reserva de emergência.

Eventualmente você vai se deparar com a situação de não saber qual investimento deverá aplicar seus recursos em um determinado mês.

Nesta parte do ebook é discutida uma estratégia de investimento de modo que você possa sempre aproveitar os momentos de baixa e alta da bolsa de valores, otimizando ao máximo os seus rendimentos.

O que é alocação de ativos? / Investimento passivo: sua carteira em piloto automático

Se você ainda pensa que para ter os melhores rendimentos é necessário perder horas na frente do computador acompanhando o mercado, nestes capítulos do livro, Rafael Seabra demonstra que não é bem assim.

Juntamente com a alocação de ativos e de uma estratégia de investimento passivo, o autor demonstra como você poderá balancear sua carteira de investimentos somente nos períodos de aporte mensal.

Isto permitirá diminuir o estresse de ficar acompanhando diariamente as notícias sobre o mercado, afinal, o processo de investir tem que ser simples e prático.

Sim! Compreendi que não preciso ser nenhum especialista para investir e eu acredito que o processo de investir tem que ser simples e sem dor de cabeça!

Considerações Finais

Por último, mas não menos importante, esta parte compreende os últimos capítulos do ebook os quais são usados para passar dicas e sacadas adicionais para quem está começando.

Proteja seus investimentos da inflação

inflação

Pode parecer, mas R$ 100 reais no bolso hoje não são os mesmos R$ 100 daqui a 12 meses. A inflação é praticamente um imposto invisível que corroí o seu poder de compra com o passar do tempo. Em outras palavras, os 100 reais de hoje têm um poder de compra bem menor que os mesmos R$ 100 reais de 12 meses atrás.

Neste capítulo é abordado maneiras de proteger seus investimentos contra o dragão da inflação e quais são os investimentos mais aconselhados para se obter um ganho real(acima da inflação) do dinheiro investido.

Neste segmento do livro você ainda encontrará:

  • Onde Investir seu dinheiro – Aqui você descobrirá porque não se deve considerar aqueles rankings dos melhores fundos de investimentos divulgados constantemente por mídias “especializadas”.
  • Qual o investimento mais rentável? – Descubra o que realmente importa na hora de investir o seu dinheiro.
  • Perca o medo de investir – Se você ainda tem receio de investir, aqui é abordado um guia prático para você por em prática ainda hoje o seu primeiro investimento em renda fixa.
  • Poupar é mais importante que investir – O nome do capítulo fala por si mesmo.
  • Onde Investir: Carteira Recomendada – Se você ainda possuir dúvidas em como alocar os recursos dos seus investimentos, aqui é feita uma sugestão de uma carteira de investimentos para todos os perfis de investidores. Conservadora, moderada e agressiva.

O que devo fazer agora?

Ufa!! Chegamos ao fim desta análise. Como você pode perceber, o ebook como investir dinheiro de Rafael Seabra é bem completo. Ele é um retrato de anos blogando sobre educação financeira e investimentos em seu site “quero ficar rico”.

Além disso, o ebook é recomendado por referências nacionais,  conforme pode ser visto na pagina do produto.

Se você se encaixou em alguma situação descrita nesta análise, agora você pode fazer 3 coisas:

  1. Não fazer nada e continuar na situação que você está – Não preciso nem dizer que eu não recomendo que você faça isso, certo?
  2. Decidir estudar por conta própria – Esta é uma ótima alternativa, ela demanda tempo livre mas pode ser muito útil se você está com problemas financeiros e não puder aproveitar esta oportunidade.
  3. Decidir adquirir agora mesmo e diminuir consideravelmente sua curva de aprendizado – Serei franco com você, eu acredito que o tempo é a moeda mais cara deste mundo, podemos perder dinheiro e recuperar depois, mas tempo perdido é uma coisa que não recuperamos nunca mais. Tenha em mente que ao adquirir este ebook, você estará economizando seu tempo, o qual eu considero ser algo muito mais precioso.

Se você optou pela opção 3, clique aqui para adquirir o ebook.

Convido também a deixar suas dúvidas e perguntas nos comentários abaixo, fica também o convite para se inscrever na lista do aprenda investir dinheiro.

  • Ivan Matos

    Olá, Mayko!

    Invisto num PGBL coparticipativo com a empresa, com tabela regressiva de IR. Estou feliz com isso, pois quanto mais estudo, mais me convenço que fiz uma boa escolha. Rs.

    Mas só uma coisa me preocupa, quando eu completar 10 anos, poderei resgatar tudo de uma vez, pagando apenas 10% de IR, ou só poderei resgatar com essa aliquota os investimentos que completaram 10 anos no fundo (que no meu exemplo, seria apenas o investimento do meu primeiro mês)?

    Meu medo é que eu tenha que guardar meu dinheiro lá por pelo menos 20 anos, para poder resgatar tudo que investi nos primeiros 10 anos (assim tendo que esperar a parcela que paguei no último mês do décimo ano completar 10 anos no fundo de previdência)…

    Sabe como isso funciona, meu amigo?
    Abracao!

    • Oi Ivan.

      A incidência mínima de imposto acontece após um período de 10 anos a partir do prazo de cada parcela depositada individualmente. Assim, baseado em sua pergunta, a incidência de 10% de IR acontece somente na parcela de deposito nº 1(de 10 anos atrás). A última parcela sofrerá incidência máxima de IR 35% (pois acabou de ser depositada).

      Vale lembrar que no plano de previdência você não administra seu dinheiro, você não tem controle do que o gestor vai fazer com ele e ainda pode estar pagando uma taxa de administração alta. O pessoal dos correios está tendo que pagar um rombo bilionário e o pessoal da Caixa Econômica vai começar a pagar agora também. Tudo por causa de erros de gestores que não sabiam o que estavam fazendo.

      Além disso, é bem provável que você mesmo poderá realizar os investimentos que o gestor do fundo está fazendo, basta apenas um pouco de estudo.

      • Ivan Matos

        Caramba! Eh muito importante eu saber disso sobre a tributação!

        Eh, entendo e já estou me sentindo bastante confiante para investimentos de renda fixa (até fiz um resumo básico com umas 10 PGS e estou reunindo amigos para ensina-los tbm, pois acho uma sacanagem as pessoas não saberem disso RS).

        Realmente acredito que posso fazer bons investimentos. Semana passada mesmo achei um CDB de 116% do CDI, de um ano, do banco Maxima, pela Easynvest. Investi nele na hora! Kkkkk

        Mas o que me atraiu pra previdência foi o abatimento no IR e principalmente a participação da minha empresa (que entra com o mesmo valor que eu, com o limite de até 4% do meu salário). Bom, então significa um rendimento automático de 100% do que eu colocar ne rs (desde que seja até 4% do salário, eh claro).
        Meu plano eh o Itaú Vida e Previdência.

        Achei lucrativo por causa dessas coisas. Vc acha que estou investindo mal?

        Muito obrigado mais uma vez!
        Grande Abraço!

  • Ivan Matos

    Olá, Mayko!

    Recentemente investi num CDB do Banco Máxima de 116% do CDI, mesmo ele não possuindo classificação de nenhuma agência (vi isso pelo próprio menu da easynvest, que foi a corretora que usei). Mas fui tranquilo, devido à garantia do FGC.

    Mas tenho uma dúvida, se o banco falir, o processo para reaver meu investimento pelo FGC dá muito trabalho? Terei que abrir um processo, com papelada, contratação de advogado e etc, gerando mais custos para mim…?
    Ou é tudo praticamente automático e sem custos judiciais?

    Você acha que eu deveria me preocupar com a classificação de agências, antes de investir (mesmo que abaixo de 250 mil)?