Descubra a Diferença entre Poupança e Conta Corrente – Guia Completo

Tempo de leitura: 8 minutos

Lembro quando consegui meu primeiro emprego. Geralmente a empresa pede uma conta bancária para depositar seu salário, tinha muitas dúvidas sobre como funcionava uma conta e qual seria a mais apropriada para mim. A pergunta que geralmente pairava no ar era sobre a diferença entre poupança e conta corrente, como saber qual a mais indicada para aquele meu momento atual?

Algo parecido também pode acontecer quando você resolver parar de guardar dinheiro em casa e quer começar a ter um relacionamento bancário, entretanto não sabe por onde começar. Qual a diferença entre conta poupança e conta corrente? Qual é a mais indicada para mim? São perguntas comuns e que você descobrirá a resposta neste artigo.

O que é uma Conta Corrente?

o que é conta corrente

A conta corrente que também recebe o nome de conta de depósitos a vista, é uma conta bancária destinada para pessoas que precisam movimentar o seu dinheiro com frequência. Isto significa realizar saques, depósitos, pagamentos de boletos, TED e DOC’S, fazer uso de talão cheque, receber salário e muitas outras coisas.

Quem pode Abrir uma Conta Corrente?

quem pode abrir uma conta corrente

Este modelo de conta pode ser aberta por pessoas físicas maiores de 18 anos ou menores com idade entre 16 anos completos e 18 anos incompletos, desde que acompanhadas pelo responsável legal(geralmente pai ou mãe) ou emancipadas(pessoas consideradas “maiores de 18” por lei antes mesmo de completarem 18 anos). Geralmente é necessária comprovação de renda para abertura da mesma.

Quais as opções na hora de abrir uma Conta Corrente?

tipos de conta corrente

Atualmente existem dois modelos de conta corrente, a tradicional em que você escolhe um pacote de serviços e a digital.

Conta corrente com pacote de serviços

O Pacote de Serviços são uma série de operações financeiras ofertadas pelos bancos para que você faça a movimentação da sua conta corrente. Eles são pacotes que contemplam geralmente uma certa quantia mensal de saques, TED’s, DOC’s, extratos e etc.

Hoje é possível ter uma conta corrente somente com o pacote de serviços essenciais, é um pacote que permite que a movimentação da conta sem pagar tarifa nenhuma, os serviços incluídos nesse pacote são:

  • 4 saques por mês
  • 10 folhas de talão de cheque
  • Consultas ilimitadas pela internet
  • 2 extratos mensais
  • 2 transferências entre contas da mesma instituição financeira

Caso faça mais movimentações do que as listadas acima, basta contratar outro pacote de tarifas no seu banco, tenho certeza que ele terá um que se encaixe perfeitamente no seu perfil. Mas sinceramente? Contas tradicionais é passado, aconselho que você tenha uma conta digital.

Se você quiser entender um pouco melhor sobre contas e tarifas bancárias, recomendo a leitura deste post que escrevi sobre como não pagar tarifas bancárias.

Conta Corrente Digital

Este é o meio mais moderno de ter uma conta corrente hoje em dia. E o melhor de tudo, você conseguirá isenção total de tarifas bancárias.

A conta corrente digital é indicada para pessoas que só movimentam a conta por meios eletrônicos (celular, tablet, internet banking, caixas eletrônicos). Eu falo mais delas no artigo como não pagar tarifas bancárias, mas basicamente você pode realizar as seguintes operações de forma ilimitadas e gratuita:

  • Saques e depósitos em caixa eletrônico(inclusive caixas 24h)
  • Pagamentos de conta por internet ou caixa eletrônico
  • Compras a débito
  • Ted e Doc Ilimitados

O que é Conta Poupanca?

o que é conta poupança

A conta poupança foi criada com intuito de proporcionar um meio das pessoas pouparem dinheiro, ela não foi feita para movimentação diária. Se você movimenta seu dinheiro através de saques e depósitos constantes, esta não conta não é a mais indicada para você. Se você quiser saber mais sobre a caderneta de poupança, recomendo a lida deste artigo: Caderneta de Poupança – Guia Definitivo

Quem pode Abrir uma Conta Poupança?

quem pode abrir uma conta poupança

Este modelo de conta pode ser aberta por pessoas físicas maiores de 18 anos ou menores com idade entre 16 anos completos e 18 anos incompletos, desde que assistidas(acompanhadas) pelo responsável legal(geralmente pai ou mãe) ou emancipadas(pessoas consideradas “maiores de 18” por lei antes mesmo de completarem 18 anos).

Ela também pode ser aberta por menores de 16 anos desde que representadas pelos seus representantes legais no momento da abertura. Existe ainda mais uma possibilidade que é a abertura da conta por um instituidor(alguém que não seja o responsável legal do menor), o qual admite uma cláusula condicional(Exemplo de cláusula condicional: “Só será possível movimentar esta conta quando o menor completar 18 anos”) ou não.

Para que Serve a Conta Poupança?

para que serve a conta poupança

Primeiramente quero dizer que escrevi este artigo absolutamente completo sobre a caderneta de poupança, se você quer entender a fundo, recomendo fortemente a leitura do mesmo.

Como dito no começo deste post, você deve usar a caderneta de poupança somente como meio de poupar dinheiro. Aliás, ela é a melhor maneira de formar uma reserva de emergência para se precaver dos imprevistos do dia a dia.

Mas porque a poupança não é boa para movimentação frequente?

O motivo é simples. Pelas regras do Banco central, ela só permite no máximo dois saques por mês sem pagamento de tarifa, acima disso você pagará uma taxa por cada saque extra que realizar. Isto foi feito exatamente para não incentivar o uso frequente da mesma.

Se por um lado você paga por cada saque realizado depois dos dois primeiros realizados em um mês, depósitos podem ser realizados de maneiras ilimitadas. Além disso, ela é uma conta remunerada, todo mês seu dinheiro valorizará um pouco.

Neste link do Banco Central, você poderá ver a tarifa cobrada por cada banco na hora de realizar um saque em conta poupança. Atente-se que esta tarifa só sera cobrada depois de efetuada os dois saques mensais os quais você tem direito.

Principais Diferenças, Vantagens e Desvantagens

vantagens e desvantagens

  • Contas correntes são as meninas dos olhos dos bancos. Com uma conta corrente é possível conseguir descontos em financiamentos e outros empréstimos. São benefícios que em geral, quem possui somente uma conta poupança não consegue desfrutar.
  • Contas Correntes possuem um limite pré-aprovado de crédito conhecido como cheque especial. Apesar de não ser adequado fazer uso do mesmo pois você estará gastando um dinheiro que não tem e pagando juros altíssimos, esta é uma das grandes diferenças entre estas duas contas.
  • Ao contrário da conta poupança, a conta corrente permite acesso a talão de cheques. Apesar de estar caindo em desuso, o talão de cheques pode ser uma vantagem para algumas pessoas.
  • Conta Poupança pode ser aberta com nome sujo. Dificilmente os bancos vão liberar a abertura de uma conta corrente para um mau pagador, mas o mesmo não é verdade para a conta poupança.
  • Ambas as contas podem ser usadas para programar débitos automáticos. Já se esqueceu de pagar alguma conta de água, luz, internet ou celular? Você pode colocar estas contas em débito automático e não ter que se preocupar mais com isso.
  • Ao contrário da conta corrente, a conta poupança é remunerada. Isso quer dizer que o dinheiro guardado lá aumenta um pouco cada mês, incentivando o uso da mesma para poupar dinheiro.

Conclusão

Concluímos que a conta mais adequada para você depende do seu perfil. A conta corrente é recomendada para aquelas pessoas que farão uma movimentação frequente do seu dinheiro, e também para pessoas que querem ter vantagens em financiamentos/empréstimos dos bancos.

A conta poupança é recomendada para pessoas que querem poupar dinheiro e construir uma reserva de emergência para os contratempos do cotidiano.

Eventualmente você precisará das duas opções, portanto tenha sempre estas duas contas disponíveis.

O que eu posso fazer agora?

  1. Caso você tenha ficado interessado em abrir uma conta corrente sem custos ou ficar livre das tarifas bancárias cobradas em sua conta corrente atual, não deixe de ler este artigo: Como Não Pagar Taxas e Tarifas de Banco – O Guia Definitivo
  2. Se você gostou deste artigo e achou ele útil, compartilhe ele com seus amigos nas redes sociais! Eles com certeza vão adorar!
  3. Aproveite também para esclarecer uma dúvida ou dar sua opinião sobre o que você achou deste artigo deixando um comentário logo a abaixo.
Crédito das Imagens usadas neste artigo: Depositphotos.
  • Claudia

    Olá a todos,
    Esta mensagem é dirigida aos indivíduos, aos pobres ou para aqueles que estão precisando de um empréstimo especial para reconstruir suas vidas. Você está procurando por empréstimo ou reviver suas atividades para um projeto ou para comprar um apartamento, mas você está proibido de que banco ou seu arquivo foi rejeitado pelo banco. Eu sou um particular que oferece empréstimos que variam de €5.000 a 900.000 a todas as pessoas capazes de satisfazer as condições. Minha taxa de juros é de 2% por ano. Se você precisar de dinheiro por outros motivos, sinta-se livre para contatar-me para obter mais informações. E-mail: didier.siret1@gmail.com

  • Yzabel Lopes

    Achei massa o jeito como você passou as informações aqui =) estava me matando sobre o que falar na minha apresentação.
    Obrigada!

  • Warlly Brendo

    Muito bom, fiquei bem informado. Obrigado pela informação.

  • Jhonatan Silva

    Muito legal o tópico.. Parabéns.
    Em relação aos bancos, qual taxa melhor e menos juros? Qual banco e melhor para desfruta de uma conta corrente?