Como Economizar Dinheiro sem Sofrimento em 3 Passos

Tempo de leitura: 4 minutos

O vídeo deste artigo mostrará como economizar dinheiro sem literalmente deixar de fazer algo que você gosta e já está habituado a fazer.

Quem nunca ouviu falar da historia que se você economizar dinheiro com um cafezinho todo dia, você provavelmente se tornará o próximo milionário. O problema é que muitas vezes pequenas coisas como um café são ações que te trazem prazer, satisfação ou até mesmo realização.

A verdade é que ninguém quer enriquecer tendo uma vida cheia de limitações cortando hábitos que te dão prazer.

É provável que uma estratégia baseada neste estilo, ocasionará frustração e você provavelmente abandonará esta ideia em pouco tempo.

Este vídeo é baseado no original de Ramit Sethi, criador do site i will teach you to be rich, o qual pode ser acessado clicando aqui. Se você não tem problemas para entender inglês, eu recomendo que você siga esse cara, ele é simplesmente genial.

Tomei a liberdade de adicionar alguns comentários adaptando o vídeo para a nossa realidade brasileira.

Como Economizar Dinheiro sem Sofrimento em 3 Passos Simples

No vídeo original, Ramit Sethi comenta que pelo menos 1 uma vez por ano é interessante fazer 5 ligações para empresas que você já tem algum contrato. A ideia é negociar sua conta ou seu contrato com eles, sendo a chave para o sucesso o modo como é feito o processo de negociação.

 As empresas que são citadas são:

  • Empresa de telefonia Celular
  • Academia de Ginastica
  • TV a cabo e Internet
  • Empresas de Cartões de Crédito
  • Empresas de Seguros(especialmente de carro)

 Particularmente eu acredito que das empresas citadas, as que possuem maior chance de sucesso aqui no Brasil são: 

  1. Telefonia celular – Eu consegui 25% de desconto com a Vivo usando esta técnica.
  2. Tv a cabo e internet – Nos casos que existe concorrência no local onde você mora
  3. Empresas de cartão de crédito, apesar que você já viu aqui no canal que é perfeitamente possível ter um cartão de crédito sem anuidade.

 Vamos aos Passos:

 Primeiro Passo: Ligue para empresa e pergunte da sua última fatura.

Ao ser atendido pele atendendente da empresa em questão, fale que você queria confirmar se a última fatura foi paga corretamente. Este primeiro passo é apenas para criar empatia e ter um diálogo inicial.

Segundo Passo: Fale que você tem mais uma questão a ser tratada e pergunte se o atendente poderia dizer a quanto tempo você já é cliente daquela determinada empresa.

Aqui começa a etapa de negociação, fale que você já é cliente a “X” anos(não vale mentir, ok?) e que ultimamente os tempos estão difíceis, a economia não tem andando bem e os seus gastos só tem aumentado.

Terceiro Passo: Fale que outra empresa tem um plano semelhante ou melhor

Fale que você andou pesquisando e existe outra empresa/academia/companhia ofertando um plano semelhante/mais barato que atenderia suas necessidades perfeitamente bem. Entretanto, fale que você já é cliente a “X” anos e não gostaria de mudar por uma mera questão financeira. Termine perguntando: “O que você pode fazer por mim?”

Perceba que o diálogo foi estruturado para você demonstrar confiança na negociação, explicando que você já é cliente a muito tempo, inclusive sabendo o tempo de permanência na empresa.

Além disso, você  salientou que os tempos estão difíceis, a economia não anda nada bem e que os seus gastos em geral aumentaram bastante. Esta frase geralmente costuma ser verdade e em geral não é contestada.

 Como consequência deste diálogo, duas coisas poderão acontecer: 

  1. Eles concederem um desconto imediatamente.
  2. O atendente alegar qualquer outro motivo para não conceder o desconto, inclusive oferecendo serviços extras pelo mesmo preço que você está pagando. Neste caso você poder deve pedir para falar com o setor de retenção ao cliente e repetir o mesmo diálogo. Se for uma empresa séria, certamente ela vai ter um departamento deste modelo.

Agora é com você! O que você achou deste artigo?

Eu acredito que o processo de interação é a melhor maneira fixar e aprender as coisas. Participe deixando seu comentário ou dúvida sobre o que você acabou de ler, além de ser muito importante para mim, você ainda pode estar ajudando outros leitores que possuem os mesmos questionamentos.

Se inscreva também na lista do site para receber em primeira mão artigos, vídeos e notícias que vão te ajudar a poupar, economizar e investir dinheiro.

Crédito das Imagens usadas neste artigo: Depositphotos.
  • Andre

    Olá Mayko, parabéns pelo vídeo, bem esclarecedor e prático. Irei fazer o teste. Abraços.

    • Oi Andre, realmente vale a pena a tentativa. Depois nos conte qual foi o resultado.

  • ALDECIR SANTOS OLIVEIRA

    Bom dia Maykon, me escrevi no canal recentemente, estou adorando suas dicas. Gostaria de saber se eu posso abrir uma conta digital em outro banco já que o meu não possui e fazer transferência entre contas gratuitamente com o intuito de não pagar TED para fazer as trnasferenias para aplicaçao da minha corretora. Não sei se fui clara nas minhas explicações. Grata

  • Lucas Nantes

    Oi Maykon tb bom? É possível eu transferir o dinheiro que está na poupança, para o tesouro direto, sem pagar tarifa pagaria?
    E pq me indicaram o Tesouro Direto e dizem que ele rende, Mais juros que a poupança, para quem investe o capital e ai estou com dúvidas!