Cartão Nubank é Bom e Seguro? Saiba Absolutamente Tudo!

Tempo de leitura: 20 minutos

Apesar de existir centenas de bancos no Brasil, você sabia que mais de 80% do total de dinheiro em circulação no sistema bancário passa por apenas 6 deles? (fonte).

Isso significa que somando todas as operações de crédito como empréstimos, compras com cartão de crédito e entre outros, somente 20% está nas mãos dos bancos menores.

Mesmo existindo centenas de bancos no Brasil, a maioria esmagadora oferece serviços extremamente parecidos.

Se você olhar apenas o quesito cartão de crédito, observará que além de pagar umas das maiores taxas de juros de crédito rotativo no mundo, é comum pagar altas taxas e tarifas para fazer uso do seu cartão.

O problema não fica somente com os juros exorbitantes e taxas abusivas, existe também toda uma burocracia na hora de fazer seu cartão de crédito.

É neste cenário que surge o Nubank, uma empresa brasileira focada numa experiência memorável para o usuário, tecnologia de ponta, baixo custos de operação e tarifa zero.

Continue lendo este artigo para descobrir:

  • Como Surgiu o Nubank? Conheça a história por trás de uma das Startups brasileiras de maior sucesso
  • O que é Nubank?
  • A confiabilidade do Cartão Nubank e se ele é realmente seguro
  • Como Funciona o Aumento de Limite de crédito e qual é a taxa de juros do crédito rotativo praticada.
  • Como é o modelo de atendimento ao cliente do Nubank.
  • Vantagens do cartão que permitirão você saber se ele é bom e se realmente vale a pena!
  • A reputação do Nubank no Reclame Aqui
  • Como funciona a fila de espera para adquirir o seu cartão

Como surgiu o Nubank? – A história do cartão roxo

historia nubank

Localizada em Menlo Park, Califórnia, Estados Unidos, tudo começa com uma empresa chamada Sequoia Capital.

A Sequoia capital é uma empresa americana e tem como foco investir pesado em empresas de tecnologia que possuem boas ideias e que ainda estão apenas começando.

Dentre as empresas que já receberam investimentos da Sequoia Capital, estão a Nubank, Apple, Google, Oracle, PayPal, Stripe, YouTube, Instagram, Yahoo! e WhatsApp. A lista completa pode ser vista clicando aqui(em inglês).

De acordo com um artigo publicado pela revista Forbes em 2014(fonte), o valor de mercado somado  das empresas que foram alvo dos investimentos da Sequoia Capital gira em torno de 1,4 trilhões de dólares.

O valor acima representa cerca 22% de todas as ações negociadas na Nasdaq, uma das principais bolsas de valores norte americanas.

O nome por trás do Nubank é David Vélez, o qual é graduado e pós graduado na universidade de Stanford e já trabalhou em instituições renomadas como Goldman Sachs e Morgan Stanley.

Por volta de 2012, David Vélez, a serviço da Sequoia Capital, mudou-se do EUA para São Paulo com objetivo de encontrar empresas latinas para investir. Felizmente, para a felicidade dos milhares de clientes Nubank hoje no Brasil, David Vélez abandonou a empresa e decidiu empreender.

No começo ele teve várias ideias, mas a grande sacada veio quando decidiu abrir sua conta em um banco tradicional.

David Vélez presenciou a dificuldade que uma pessoa comum possui ao tentar obter serviços bancários no Brasil.

Dificuldade em passar pela porta giratória, fila para pegar a senha, fila para ser atendido e a burocracia com a documentação foram alguns dos pontos que ele citou em sua entrevista concedida ao Gizmodo Brasil.

Após finalmente ter sua conta aberta, presenciou que o atendimento ao consumidor muitas vezes era falho, com uma cobrança excessiva de tarifas e juros exorbitantes no crédito rotativo do cartão.

Almejando eliminar a burocracia bancária, e já levando em conta a grande adesão de celulares inteligentes (smarthphones) no Brasil, David Vélez decidiu criar uma empresa para revolucionar os serviços bancários com a ajuda da tecnologia.

O Que é Nubank?

o que é nubank

O Nubank é uma empresa brasileira sediada em São Paulo e criada em 2013 que oferece um cartão de crédito internacional platinum da mastercard sem anuidade e sem tarifas.

Apesar de focar apenas no cartão de crédito momentaneamente, o Nubank nasceu para revolucionar o mercado de serviços financeiros no país. Para o presidente da empresa, eles vieram para ser o futuro deste mercado no Brasil.

Focado no corte de custos, o Nubank não possui agências físicas e também não envia extratos e boletos de papel para a sua casa. A tecnologia é um dos pontos fortes da empresa. 

Outra diferencial é o foco na excelência do atendimento ao cliente, uma vez que a mesma não realiza campanhas de marketing e tem como principal meio de propagação o famoso boca-a-boca e as redes sociais.

Como funciona o cartão Nubank?

como funciona nubank

A ideia por traz do Nubank é permitir que você consiga realizar tudo pelo seu próprio celular, portanto ter um smartphone é condição obrigatória para solicitar  o seu cartão.

Gerenciar suas compras, realizar contestações de saque, aumentar seu limite de crédito, pagar sua fatura, bloqueio/desbloqueio do cartão, consultar seu saldo e obter ajuda estão entre as funcionalidades oferecidas pelo aplicativo da Nunbank que está disponível para Android,  IOS e Windows Phone.  

Dentre todas as funcionalidades ofertadas pelo aplicativo da Nubank, certamente a melhor é o gerenciamos das suas compras em tempo real.

gerenciamento de compras nubank

Com o aplicativo, você será notificado em tempo real sempre que alguma compra for realizada e também poderá consultar a localização exata no Google Maps de onde ela foi feita. 

Além disso, após uma compra ser realizada, você poderá consultar qual o limite de crédito restante. Se sua compra for realizada em dólar, ele já mostrará o valor exato em reais para você.

É também possivel consultar o valor previsto para de suas contas futuras caso você tenha parcelado alguma compra.

localização compra nubank

O acompanhamento em tempo real das compras acaba sendo uma mão na roda na hora de controlar seu gastos e saber quando é hora de parar.

O pagamento da fatura também é realizado pelo aplicativo, você poderá gerar um boleto e pagar o mesmo em qualquer agência bancária ou casa lotérica. 

O objetivo do Nubank é que qualquer problema que você possua seja resolvido pelo próprio aplicativo, tudo de maneira simples, transparente e sem burocracia.

Como adquirir o seu cartão Nubank?

O vídeo acima, criado pelo próprio Nubank, explica o que você precisa e como é o processo para solicitar o seu cartão.

O processo de adesão é por meio de convite. Você deverá solicitar seu convite e ser aceito pela empresa.

Antes de solicitar, é preciso ter certeza que você satisfaz os seguintes requisitos:

  • Possui mais de 18 anos de idade
  • Mora no Brasil
  • Possuir um smartphone

Como você pode perceber, não é exigido comprovante de renda e também não há obrigatoriedade de possuir conta em nenhum banco.

Existem 3 meios disponíveis para fazer o seu cartão Nubank:

  1. Pelo próprio aplicativo da empresa no seu celular
  2. Pelo site da empresa
  3. Sendo convidado por outro usuário que já possua o cartão.

De acordo com a empresa, ser indicado por outro usuário, que seja bom pagador, aumenta as suas chances de ter seu convite aceito.

Após pedir o seu convite, seu cadastro será analisado e 3 coisas poderão acontecer:

  1. Ser aceito imediatamente e receber seu convite em até uma semana
  2. Ir para uma fila de espera e ter a possibilidade de receber seu convite no prazo de 90 dias.
  3. Não ser aceito naquele momento

Falo com mais detalhes da análise de crédito realizada pelo Nubank logo abaixo.

Como é feito a análise de crédito do cliente?

analise de credito nubank

Escreverei abaixo algumas conclusões que tive após reunir informações de várias fontes oficiais usadas pelo Nubank para se comunicar com seus clientes.

Foi utilizado o próprio site da empresa, respostas da mesma no site reclame aqui e postagens realizadas pelo Nubank em sua Fan Page no Facebook.

É importante dizer que a análise de crédito realizada pelo Nubank não visa apenas selecionar bons pagadores, mas sim evitar fraudes e garantir a segurança de todos os clientes envolvidos no processo.

Pelo que pude perceber, o processo de análise envolve milhares de variáveis.

Algumas delas são:

  • Localização recebida pelo GPS do celular para saber sua localização
  • Histórico de crédito no mercado
  • Cheques devolvidos
  • Dividas em aberto
  • Ter sido indicado por um cliente Nubank que seja bom pagador (não adianta você ser convidado por qualquer um)

Após realizar a análise, os usuários são classificados em diversos perfis, os quais são agrupados em 3 grupos distintos.

nubank analise de credito

  1. O primeiro são os clientes que foram aceitos de forma imediata e receberão o convite em até uma semana.
  2. O segundo são os clientes que irão para uma lista de espera e podem receber o convite em até 90 dias
  3. O terceiro e último grupo são os clientes que não foram aceitos e deverão aguardar 90 dias para refazerem sua solicitação. .

O vídeo abaixo descreve como funciona a lista de espera para aqueles que não foram aprovados imediatamente.

Uma vez que você tenha sido aprovado, deverá enviar seus dados pessoais e uma foto (selfie) para que a empresa confeccione e envie o cartão para sua residência. Este processo é todo realizado pelo próprio aplicativo da Nubank.

Segue vídeo abaixo explicando como este processo é feito.

Taxas e Tarifas Nubank

Conforme falado no começo deste artigo, somos o país com uma das maiores taxas de juros do crédito rotativo do cartão do mundo.

Você poderá acompanhar a taxa juros cobrada no rotativo do cartão dos principais bancos do país consultando o ranking publicado pelo banco central. Basta clicar no link anterior e depois acessar a opção  “Cartão de Crédito Rotativo”.

Como possui uma estrutura que permite a diminuição dos custos de operação, isso ajudou o Nubank a oferecer uma das menores taxas de juros para o crédito rotativo do mercado.

Olhando pelo aplicativo instalado em meu celular, o valor está em 7,75% ao mês, o que não deixa de ser uma taxa alta, entretanto está entre as 10 instituições que possuem a menor taxa para este serviço no Brasil (tomando como base o ranking do banco central).

taxa-de-juros-credito-rotativo-nubank

De acordo com o Nubank, o valor desta taxa pode ser ainda menor dependendo do perfil do cliente.

Como o Nubank ganha dinheiro se não cobra anuidade?

Sempre que você realizar uma compra em algum estabelecimento, uma percentagem do valor da compra é repassada para o Nubank.

Além disso, sempre que você resolver parcelar sua compra ou pagar uma quantia abaixo do valor integral da fatura(altamente desaconselhável) eles ganharão dinheiro em cima dos juros cobrados.

Nubank e o aumento do limite de crédito

nubank e aumento de limite de crédito

Baseado nas respostas da empresa no site reclame aqui e em sua fan page no facebook, descreverei abaixo como funciona os aumentos de limites de crédito realizados pela empresa.

O Nubank aparenta usar duas metodologias para definir o limite de crédito de seus clientes, o reativo e o proativo.

O reativo é aquele dado pela empresa quando você solicita um aumento de limite de forma tradicional, por exemplo, mandando sua solicitação para empresa por e-mail ou pelo próprio aplicativo.

Quando esta solicitação é realizada, um código é rodado fazendo várias analises de mercado e examinando seu histórico de pagamentos, possibilitando gerar um novo limite seguro para você.

Já o limite proativo é o famoso limite que aumenta sozinho. Conforme o tempo vai passando e você demonstra fazer bom uso do cartão(pagando em dia, por exemplo), o próprio sistema te bonifica e aumenta o seu limite.

Caso você seja contemplado com um aumento proativo, você receberá um e-mail com conteúdo semelhante ao da imagem abaixo:

aumento de limite nubank

Aparentemente, alguns fatores que contribuem para um aumento de limite são: Pagar sempre em dia, pagar o valor total da fatura e pagamentos antecipados.

Ainda se baseando nas respostas dadas pela empresa no reclame aqui, ela ressalta que os aumentos de limites não são baseados na simples e pura vontade dos usuários, e sim com uma análise rigorosa do perfil de cada um.

Tal controle se deve principalmente para manter um índice de inadimplência baixo, uma vez que um alto nível de inadimplência poderia inviabilizar todo o projeto Nubank.

Pelo que pude perceber, a empresa tem muito cuidado para decidir o limite de seus clientes. Isto é bem compreensível, uma vez que a receita da mesma provém do fato de existirem bons clientes que pagam em dia suas faturas.

Uma vez que um novo limite de crédito tenha sido aprovado, bastará habilitá-lo no próprio aplicativo do Nubank em seu celular.

Nubank é seguro e confiável?

nubank seguro e confiável

Escreverei abaixo alguns dados que achei sobre a empresa que estavam disponíveis até a data que este artigo foi publicado.

Estas informações ajudam a passar credibilidade na hora de adquirir o seu cartão roxo.

De acordo com os últimos dados encontrados por mim, o Nubank é hoje uma empresa avaliada em mais de 2 bilhões de reais (vale lembrar que ela nasceu em 2013)(fonte), possui mais de 300 funcionários e cerca de 3 milhões de brasileiros já se cadastraram para receber o cartão.

Além dos dados acima, em 2016 o Nubank foi eleito a melhor empresa da America Latina focada no cliente(fonte) e também recebeu o prêmio “Marketers That Matter” do Sage Group do Vale do Silício(você poderá saber mais sobre este prêmio clicando aqui).

No tópico a seguir eu analiso algumas das principais reclamações dos clientes do Nubank no site Reclame aqui.

Nubank e Reclame Aqui

Você já deve conhecer o portal de reclamações Reclame Aqui. Cada vez mais as pessoas consultam este site para saber a reputação de uma empresa perante seus consumidores.

Segue abaixo a imagem com os dados gerais das reclamações realizadas para o Nubank no site Reclame Aqui.

nubank reclame aqui

Uma rápida pesquisa pelo site mostra que as reclamações em sua grande maioria se baseiam nas seguintes causas:

  1. Pessoas reclamando da lista de espera ou que não foram aprovadas em suas análises de crédito (a maioria esmagadora das reclamações estão aqui)
  2. Pessoas reclamando que o limite do cartão está baixo.
  3. Pessoas reclamando que as fotos dos documentos enviados pelo aplicativo não foram aceitas

Baseando na resposta dada pela empresa aos clientes que reclamaram do item #1 lista de espera, a maioria parece ser improcedente. Conforme observei, o prazo de 90 dias estipulado pelo Nubank para análise do perfil ainda não havia expirado.

Ainda no item #1 existem também os casos de pessoas que tiveram seus convites negados e abriram reclamação simplesmente para saber o motivo.

Em relação ao item #2, o Nunbank deixa bem claro que não faz analise simplesmente baseado em pedidos e vontades.

Conforme você leu neste artigo, eles são bem criteriosos neste quesito.

Quanto ao item #3 do erro no envio de fotos e documentos, acredito ser impossível chegar a uma conclusão, pois são vários os fatores que podem estar ocasionando este erro.

No geral, o Nubank é considerado ótimo no ranking de atendimento do reclame aqui. Além disso, possui praticamente 100% de todas as reclamações dos usuários atendidas.

Nubank e o atendimento humanizado ao cliente

relacionamento com o investidor

Conforme já mencionado anteriormente, com objetivo de evitar a cobrança de tarifas e taxas para seus clientes, o Nubank teve que diminuir seus custos de operação.

Muitas empresas usam parte de seus orçamento para investir em marketing, no caso da Nubank, o foco foi criar uma experiência memorável ao usuário para que ele mesmo fizesse o marketing boca-a-boca da empresa.

Ao contrário de outras empresas que enxergam o setor de atendimento ao cliente como custo e até terceirizam o serviço, a Nubank decidiu inovar e fazer deste um dos grandes diferenciais da empresa.

Para se ter uma ideia de como este setor é priorizado pela empresa, dos 300 funcionários, cerca de 160 estão voltados especificamente para o atendimento ao cliente.

Isto significa que mais de 50% do quadro de funcionários é destinado a atender o consumidor da melhor forma possível.

A ideia é humanizar o atendimento, fugindo daquele modelo robotizado e cheio de scripts usado por muitas empresas.

Já existe inúmeros casos de atendimentos memoráveis na internet. Um exemplo é o do Judson Silva, o qual postou um vídeo no youtube enquanto ainda estava na fila esperando seu cartão.

Em resposta, a empresa produziu o vídeo abaixo:

Além do exemplo acima, existe também o caso de uma cliente que teve seu cartão mastigado pelo seu cachorro. Ela entrou em contato para cancelar o antigo e pedir um novo e, ao receber o cartão, também ganhou um ossinho roxo para o seu cão(fonte).

Outro caso é de um cliente que precisava do cartão para comprar um par de alianças e recebeu um novo cartão com um porta retrato contendo a foto do casal(fonte).

A excelência no atendimento ao cliente deveria ser regra, e não exceção. Infelizmente em nosso país o péssimo atendimento ao cliente ainda é regra, exemplos como o da Nubank acabam ganhando o status de surreal.

Nubank, Milhas e Programa de Pontos

nubank milhas

Infelizmente até a data que este artigo foi escrito,  o cartão Nubank não dispunha de um programa de milhagem de pontos. A boa notícia é que isto está nos planos da empresa e poderá ser implantado muito em breve(fonte).

Apesar do Nubank ainda não possuir um programa de milhas aéreas, ele possui uma parceria com a Mastercard que permite que você troque pontos pelas ofertas do programa Mastercard Surpreenda.

O funcionamento é bem simples, toda vez que você fizer uma compra, você ganhará 1 ponto(não importa o valor da compra). A partir de 5 pontos ou 5 compras, você já poderá adquirir as ofertas do programa Matercard Surpreenda.

O vídeo abaixo explica o funcionamento do programa:

Além dos benefícios do MasterCard Surpreenda, existem os benefícios relativos ao cartão ser do tipo Platinum.

Clicando aqui você poderá visitar a pagina da Mastercard exclusiva para clientes dos cartões Platinum e checar todos os benefícios.

Nubank Vale a Pena?

nubank-vale-a-pena

Apesar de já ter escrito sobre alguns cartões de crédito sem anuidade, o Nubank apresenta características que superam os demais, cito as principais abaixo:

  • Simplicidade
  • Atendimento ao cliente
  • Monitoramento das compras em tempo real
  • Sustentável

Considero como grande destaque o monitoramento das compras em tempo real, algo essencial para que você saiba quando é hora de reduzir os gastos ou parar completamente.

Assim, além de economizar não pagando tarifas, você ainda poderá acompanhar seus gastos e controlar melhor seu orçamento financeiro.

Diante de tudo que foi exposto até agora e considerando toda a minha experiência com o Nubank desde janeiro de 2015, acredito que seja difícil não gostar do cartão caso você tenha a oportunidade de por as mãos nele.

Conclusão

nubank

Meu objetivo com este artigo foi abordar as principais questões a respeito do cartão de crédito internacional sem anuidade Nubank.

Foram vários os pedidos de leitores que me solicitaram esta análise e acredito que consegui abordar os principais temas que envolvem este cartão tão desejado.

Neste artigo você descobriu o que é o Nubank e um resumo de como ele foi criado. Aprendeu sobre seu funcionamento e quais sãos os benefícios e diferenciais deste cartão em comparação com seus concorrentes.

Além disso, ficou sabendo de alguns prêmios que a empresa ganhou e que te ajudarão a decidir se o Nubank é confiável, bom e se realmente vale a pena.

O que eu posso fazer agora?

  1. Você certamente vai economizar um bom dinheiro com seu Cartão Nubank e ainda poderá controlar melhor seus gastos, mas e depois? Quer ir além e descobrir como multiplicar este dinheiro investindo de maneira simples em aplicações seguras e rentáveisClique aqui para garantir seu acesso e saber mais sobre meu curso 100% gratuito.
  2. Deixe seu comentário falando o que achou do artigo, seu comentário faz diferença para mim.
  3. Por último, se você gostou deste artigo e acredita que ele será útil para seus amigos, clique aqui para compartilha-lo no Facebook!

Bibliografia

Muita pesquisa foi realizada para a escrita deste texto que você está vendo. Além das fontes já citadas no decorrer do artigo, cito abaixo algumas outras que foram utilizadas.

Crédito de algumas Imagens usadas neste artigo: Depositphotos.  
  • DTSardo

    Amigo, uso o cartão NuBank mas, muito pouco porque não programa de milhagem e uso cartões em busca de milhas mas, realmente é tudo o que você escrreveu.

    • Oi DtSardo, Valeu por comentar. De acordo com os posts do Nubank no Facebook, eles já estão mexendo os pauzinhos para implantar milhas aéreas.

  • Rainer Junges

    Nubank é um lixo! Te tratam como se estivessem fazendo um favor para você. Não tem opção de débito em conta, plano de milhagem é um lixo, o aplicativo chega a levar 24 horas para sinalizar compras feitas, e pasmem não é possivel pedir um cartão associado…tipo se vc quer pedir um cartão para seu filho utilizar não pode…Enfim uma piada! Tomara que quebre, fará um favor para todos nós!

  • Thiago Paschoal

    Bom dia, antes de ler esta matéria eu verifiquei o status do nubank no reclame aqui e eles estão com exatos 100% (sem arredondar) nas reclamações atendidas. Otimo post

    • Oi Thiago, obrigado por compartilhar esta informação.

  • Júlio Luiz

    Esse blog é incrível. Tem post sobre tudo e todos os post contém tudo sobre tudo hahaha
    Mais completo impossível.

    Tenho muito interesse em me aprofundar nesse assunto de finanças e tenho certeza que esse blog pode me ajudar bastante, só falta parar para ler com calma.

    Parabéns e obrigado!

    • Oi Julio, legal que gostou 🙂
      Fica a sugestão de se inscrever no curso gratuito do blog.

  • Rogerio Pacheco

    Estou conhecendo esse blog…é muito esclarecedor…particularmente eu nem sabia que existia cartão sem anuidade…estou curtindo esse conhecimento…..
    Parabéns.

  • renato costa

    Ja tenho o cartão a 6 messes nunca vi um cartão tão bom quAnto esse..

    • Oi Renato, obrigado por compartilhar sua opinião conosco.

  • Rodolfo

    Prezado autor, reveja as reclamações do ReclameAqui. O Nubank está diminuindo o limite de alguns clientes sem avisar. Ou seja, se você é daqueles que cancelou todos os outros cartões de crédito, a qualquer momento você pode ficar na mão, sem crédito. Isso acontece mesmo se você pagar todas as faturas em dia. Cuidado! É um cartão muito prático, atendimento impecável. Mas saiba que na hora de passar o cartão, seu limite pode ter diminuído, por isso, tenha sempre outro cartão em mãos.

  • Antonio Marques

    Muito esclarecedor, estou pensando em trocar meu Mastercard VISA , que possuo a mais de 12 anos, pois a anuidade não para de aumentar e agora, sem negociação de redução, por um como esse “NUBANK”, que não conhecia mas que segundo o post, parece ser uma boa alternativa!

    • É Mastercard OU Visa? hehe

      • Antonio Marques

        Desculpe, foi erro de informação: é bandeira visa da Credicard.

        Em 24 de jun de 2017 09:03, “Disqus” escreveu:

  • Débora Mota Gimenez

    Amei o artigo! Informações fundamentadas e atualizadas que me deixaram segura para planejar meu futuro financeiro, agora que fui aceita pelo Nubank. Obrigada pela pesquisa e artigo bem completos!