O Aumento da Taxa Selic Afeta a Rentabilidade de Investimentos Indexados ao CDI?

Tempo de leitura: 3 minutos

Começo o artigo com a pergunta de um dos leitores.

Estou sabendo que a Taxa Selic passou para 13,75%, sofrendo um novo aumento de 0.5%, como tenho uma aplicação com rentabilidade diária indexada ao CDI, pergunto, minha aplicação renderá mais na mesma proporção?

Para responder esta pergunta, tentarei explicar em 3 passos simples qual a relação entre um aumento da Taxa Selic e seu reflexo na rentabilidade dos investimentos indexados ao CDI.

#1 O Que é a Taxa Selic?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia e é usada como parâmetro por diversas outras taxas da economia. De tempos em tempos o COPOM (Comitê de Política Monetária.) se reuni para decidir o novo valor desta taxa.

Além de ser usada como parâmetro por outras taxas, ela é usada pelo governo como um meio de controlar a inflação.

Em teoria, aumentos da Taxa Selic tendem a diminuir a inflação a médio e longo prazo, e a reciproca também é verdadeira.

A Taxa Selic já foi tema de um artigo no Aprenda Investir Dinheiro, caso você queira saber como ela funciona mais a fundo, clique aqui.

#2 O Que é a Taxa CDI?

Diariamente são realizadas milhões de operações bancárias, os bancos são obrigados por lei a depositar parte dos recursos oriundos de conta correntes, poupança e outros investimentos em uma conta especial no Banco Central.

Devido as milhões operações realizadas diariamente, é possível que haja falta ou excesso de recursos para determinados bancos nesta conta especial do banco central.

Para que tudo fique em ordem, alguns bancos com sobras de recursos emprestam dinheiro para bancos com carência de recursos, uma das taxas usadas nestes empréstimos é a taxa CDI diária que também recebe o nome de Taxa CDI Overnight.

Apesar do nome estranho, esta taxa é medida levando em consideração um empréstimo de um dia útil.

#3 Qual a relação entre as duas taxas e os investimentos indexados ao CDI?

A Taxa CDI também usa a taxa Selic como parâmetro. Em geral, ela é ligeralmente menor que a Taxa Selic e pode ser consultada visitando o site da CETIP.

A taxa CDI usada para rentabilizar diariamente os investimentos em renda fixa como o CDB, LCI e LCA por exemplo, recebe o nome de taxa CDI Overnight.

Apesar do nome esquisito, seu significado é bem simples. Ela recebe este nome porque é a média taxa de juros praticada levando em consideração o prazo de apenas um dia útil.

Assim, O valor desta taxa diária será a rentabilidade que as aplicações indexadas ao CDI obterão.

Conclusão

Como Funciona a Taxa Selic

Neste vídeo você descobriu que SIM! As suas aplicações em renda fixa indexadas ao CDI renderão mais quando a taxa Selic aumentar!

Entretanto não necessariamente na mesma proporção, pois dependerá do valor da Taxa CDI diária também conhecida como taxa CDI Overnight.

O que eu posso fazer agora?

  1. Caso você queira se aprofundar mais no assunto sobre Como Investir o seu dinheiro, clique aqui para conhecer o e-book Como Investir Dinheiro de Rafael Seabra. O e-book é voltado para o público iniciante e ajudará você que está dando os primeiros passos.
  2. Se você quiser receber mais conteúdo como este que acabou de ler, clique aqui e se inscreva para garantir seu acesso ao nosso curso gratuito sobre investimentos financeiros.
  3. Por último, se você gostou deste artigo, compartilhe ele com seus amigos nas redes sociais! Eles com certeza vão adorar!
Crédito das Imagens usadas neste artigo: Depositphotos.
  • Rosana Caldi

    Olá Mayko!

    Somente agora descobri seu site através de um grupo de investimentos, e fiquei realmente encantada com a forma clara e objetiva com que você aborda assuntos que, para pessoas incipientes como eu no assunto finanças, são um ‘bicho de 7 cabeças’ !!
    Este seu artigo foi muito elucidador… Costumeiramente aplico em Tesouro Selic e CDB. Com o aumento da taxa Selic, acreditei que o CDB não seria mais uma boa opção, pelo menos por enquanto, dúvida esta totalmente esclarecida através deste vídeo.
    De agora em diante, seu site será o meu guia… Parabéns por ele!!

    • Oi Rosana,

      Fico muito contente que o artigo te ajudou. O público alvo do site são exatamente pessoas iniciantes como você, portanto seja muito bem vinda. =)